14 Dicas para reduzir e controlar o consumo de Açúcar

    2167
    14 Dicas para reduzir e controlar o consumo de açúcar
    14 Dicas para reduzir e controlar o consumo de açúcar
    - pub -

    Se está a pensar em adotar um estilo de vida saudável e quer reduzir e controlar o consumo de açúcar, mas não sabe como começar, nós ajudamos-lhe. Apresentamos-lhe algumas dicas que irão auxiliar o processo de redução e controlo do consumo de açúcar.

    O processo de redução e controlo do consumo de açúcar requer, da sua parte, uma motivação acrescida, consistência durante todo o processo e resiliência caso se veja a desistir. Em primeiro lugar, comece por definir as razões que a levam à toma desta decisão e, posteriormente, defina em concreto os objetivos que pretende alcançar. Este processo é muito importante, pois permite tomar consciência e tornar real aquilo que irá fazer. Após elaborar este plano, coloque mãos à obra e confie na mudança.

    . pub .

    Em suma, altere o seu estilo de vida, em prol da sua saúde e de uma sociedade menos viciada no açúcar, mais saudável e mais ativa.

    14 Dicas para reduzir e controlar o consumo de açúcar

          1. Comece por partilhar este processo com alguém, o que auxilia a manter o foco e a motivação.
          2. Coma várias vezes ao dia e adote uma alimentação saudável. Idealmente, deve ingerir pequenas refeições sob intervalos de 3h em 3h, de modo a manter os níveis de açúcar estáveis ao longo do dia, evitando quebras acentuadas na glicemia.
          3. Dê muita importância ao pequeno almoço, tornando este equilibrado e nutritivo.
          4. Mantenha-se hidratado. Em primeiro lugar, dê preferência à ingestão de água, água aromatizada, chá ou infusões sem açúcar. Ainda, caso tenha a sensação de fome após 1h a 1:30h depois da refeição, ingira água ou chás sem açúcar.
          5. Nas refeições principais, inicie com uma sopa rica e variada em legumes e acompanhe o prato principal com uma boa dose de salada ou legumes:
            – Preencha o prato com vegetais
            – Dê preferencia ao consumo de gorduras saudáveis, como por exemplo, o azeite, abacate, sementes e frutos oleaginosos.
            – Use vinagre, limão, malagueta, pimenta, que irão auxiliam o processo de digestão e promover a termogénese (ou seja, acelerar o metabolismo).
          6. Reduza a adição de açúcar nos alimentos e bebidas, e tente não substituir por adoçantes. De facto, o melhor é evitar acrescentar açúcar em qualquer alimento, sobretudo no café.
          7. Sempre que precisar de utilizar açúcar, opte por opções mais naturais, como por exemplo, fruta com alto poder adoçante (por exemplo, banana).
          8. Nos momentos em que lhe apetecer um doce, opte por uma peça de fruta, ou por sobremesas mais saudáveis e sempre no final das refeições. Contudo, lembre-se que um doce, por si só, não fará mal.
          9. Exclua os refrigerantes e sumos do seu dia a dia, dando prioridade à ingestão de água.
          10. Prepare as suas refeições e snacks com antecedência.
          11. Evite os produtos industrializadas e dê preferência aos naturais. Quando menor for a lista de ingredientes, menor é o grau de processamento do produto.
          12. Verifique sempre os rótulos dos alimentos.
          13. Pratique exercício físico e durma bem (entre 7 a 8h).
          14. Não se culpabilize por algum deslize. Note que o importante é tomar consciência e voltar gentilmente à rotina.
    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 2 Média: 5]
    - pub -