A água: O nosso principal alimento, todos os dias.

2879
Água o nosso melhor alimento
Água o nosso melhor alimento

A água devia ser o nosso principal alimento, todos os dias. O nosso organismo apela sistematicamente por água, através de sensações e sinais que facilmente entendemos. É necessário consumir água muitas vezes ao dia, para restabelecer o bom funcionamento do organismo.

O nosso corpo é na sua maior parte constituído por água. Nas pessoas mais idosas, a água existente no corpo é de cerca de 50 %, nos mais novos de 60% e num recém nascido, a água pode chegar até aos 75%. É através da água que os nutrientes são transportados, regulando a componente térmica do organismo e eliminado as toxinas.

O bom funcionamento do nosso corpo passa pela água que consumimos, independentemente do tipo de água que se digere. Como organismo perde até cerca de 2, 5 litros de água por dia, convém repor esta perda o mais rápido possível. Por isso se recomenda, que beba cerca de 1,5 litros de água por dia, no mínimo.

A sede é o sinal mais evidente que o nosso corpo necessita de água, principalmente se estivermos com febre ou com alguma doença que nos desidrate. Mas, deve beber água muitas vezes ao dia, e não apenas quando o seu corpo manifesta essa necessidade.

Como existem vários tipos de água, deve escolher a que mais convém ao nosso organismo.

A água da torneira pode ser consumida regularmente, ainda que possa manifestar um gosto desagradável a cloro, mas cuja função é apenas purificá-la o mais possível. Convém, por isso, informar-se sobre a água da zona da sua residência e ver se não existem problemas.

A água das fontes é muito saudável em termos microbiológicos, na medida em que está protegida de todo e qualquer tipo de poluição. Sendo potável, acaba por não ter muitas das vezes o teor de sais minerais exigidos, portanto convém ter algum cuidado.

A água mineral é igualmente de origem subterrânea mas, contém na sua composição elementos que são amplamente reconhecidos. Quando encontrar essa água no mercado verá que o sabor, o aspecto exterior, e a sua composição se mantêm por muito tempo, para que não surjam problemas.

A qualidade desta água é porque está sujeita a um controle e vistoria frequente, ainda que algumas tenham mais cálcio, outras mais magnésio ou sódio. Tenha cuidado para não beber água muito fria, e beba de fontes diferentes para estabelecer o equilíbrio. Após abrir uma garrafa, não a deverá ter aberta mais que 48 horas, porque prejudica a saúde da composição da água.

Se for desportista deve beber mais água que o habitual, pois o seu corpo também deita uma maior quantidade de água e é necessário repô-la na totalidade. Saiba também que não deve desperdiçar água desnecessariamente, para que não se corra o risco de haver falta da mesma. Agora, vá a correr beber um copo de água, pois neste bocado o seu corpo já deve estar necessitado de um pouco…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]