Demolhar o bacalhau: saiba como tirar o sal do bacalhau

14442
Demolhar o bacalhau
Demolhar o bacalhau: saiba como tirar o sal do bacalhau como um profissional

Saiba como preparar e demolhar o bacalhau, dessalgar ou tirar, como um profissional.

O tradicional bacalhau consumido em Portugal é conservado utilizando o sal. Este método muito antigo permite manter as característica nutricionais em particular as proteínas, ferro, cálcio e vitaminas.

O bacalhau salgado é pescado normalmente nos países do Norte da Europa, salgado no local e depois transportado em contentores secos e refrigerados em temperatura até 5 graus Celsius, para preservar a qualidade chegando às nossas mesas com todo o sabor caracteristico.

Para a utilização deste bacalhau salgado nos seus pratos, necessita de lhe retirar o sal, operação essa que se designa por “demolhar o bacalhau”.

Demolhar o bacalhau

  • Para retirar o excesso de sal do bacalhau, basta fervê-lo com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. (A farinha vai absorver todo o sal).
  • Para o bacalhau ficar maior e mais saboroso, tire todo o sal e coloque em molho em leite.
  • Para uma maior facilidade pode retirar a quantidade de sal, deixando-o de molho, numa panela com água, durante quarenta a oito horas. Vá mudando sempre a água da panela, para que o sal solto seja eliminado.
  • Deixe de um dia para o outro. A farinha de mandioca absorverá o sal, deixando o bacalhau pronto para qualquer prato que pretenda fazer.
  • Outra maneira de tirar o excesso de sal é colocar na água duas colheres de sopa de açúcar.

Bacalhau na gastronomia portuguesa

Bacalhau à Lagareiro, da consoada de Natal, à Zé do Pipo, Espiritual, com Natas, são apenas mais algumas das formas de digerir aquele que ficou conhecido como o “fiel amigo” da mesa portuguesa.

Pastéis de Bacalhau fofinhos, a receita tradicional
Os pastéis de bacalhau são dos típicos salgados, os mais apreciados pelos portugueses. Apesar de existirem um sem número de variantes, é esta receita tradicional que faz as delícias de todos.
Veja esta receita
Receita de pastéis de bacalhau
Bacalhau da Consoada de Natal
Servido às postas, cozido com batatas, ovos e couve é um prato muito simples de preparar. Sugerimos duas 2 opções de tempero para variar a sua receita.
Veja esta receita
Receita de bacalhau da consoada
Pataniscas de bacalhau fofas, a receita original da Estremadura
As pataniscas de bacalhau possuem uma forma irregular achatada ou esférica, se fritas em gordura abundante e ficam com cerca de 8-12 cm de diâmetro.
Veja esta receita
Receita de pataniscas de bacalhau
Bacalhau à Gomes de Sá
A verdadeira receita de Bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor, comerciante de bacalhau no Porto. Sirva no prato em que foi ao forno.
Veja esta receita
Receita de Bacalhau à Gomes de Sá
Bacalhau à Conde da Guarda
Uma deliciosa receita de Bacalhau à Conde da Guarda, acompanhado de uma salada mista. Uma receita fácil de preparar e muito suculenta. Atreva-se a experimentar.
Veja esta receita
Receita de Bacalhau á Conde da Guarda

Seco, defumado, ou salgado, o bacalhau permite ser conservado durante algum tempo. O tempo mínimo para retirar o sal, ou demolhar é de 24 horas, em, postas mais grossas são exigidas as 48 horas, enquanto que desfiado em 6 horas perderá o excesso de sal.

Deve ser sempre cozinhado em lume brando, e a sua pele deve ser retirada quando estiver ainda salgado e seco. Não o deixe ferver para que não perca o seu paladar natural! Delicie-se com este nobre alimento e deixe-se levar pelos prazeres do velho bacalhau!

Veja outras receitas de bacalhau.

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 4 Média: 3.8]