Pequeno almoço saudável, a melhor refeição do dia

4029
Pequeno almoço saudável
Pequeno almoço saudável

De manhã é que começa o dia e um pequeno almoço saudável é essencial para garantir um nivel energético, de concentração e equilíbrio para enfrentar um dia de estudo ou um dia de trabalho.

Pequeno almoço saudável

Apesar das rabugices e das zangas dos mais pequenos por causa da falta de vontade de comer um bom pequeno almoço, ou da desculpa do atraso e da falta de tempo dos mais velhos, está provado que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia e não deve ser “saltada” ou descurada.

Um pequeno almoço saudável garante um bom desempenho físico e intelectual.

Diversos estudos comprovam que as crianças e adultos que tomam um pequeno almoço saudável têm maior capacidade de concentração e estão mais atentos e isto traduz-se em melhores resultados escolares. Para além de conseguirem gerir melhor o peso.

Um pequeno almoço que inclua cereais de qualidade é muitas vezes suficiente para garantir a ingestão dos nutrientes essenciais ao bom desempenho diário dos mais novos.

Este tipo de pequeno almoço tomado de forma equilibrada e de acordo com as doses recomendadas assegura a quantidade correta de fibras alimentares, sais minerais, incluindo cálcio, ferro e magnésio.

Ao mesmo tempo reduz a ingestão de gorduras e sódio. Especial atenção deve ser tida relativamente aos açucares muitas vezes em excesso neste tipo de produtos.

Ainda assim, esta é uma opção prática para um pequeno almoço saudável que contribui para o crescimento e desenvolvimento dos jovens de forma equilibrada.

Para preparar o seu pequeno almoço à medida deixamos-lhe 6 regras a ter em conta para fazer desta a melhor refeição do dia.

1A regra dos 3 grupos: lacticínios, cereais e fruta

Para ter um pequeno almoço saudável, equilibrado e cheio de energia necessita de leite, cereais e fruta.

Os lacticínios (de preferência magros) são os “construtores do organismo” e ricos em cálcio, que reforçam a saúde óssea;

O cereais (pão) pouco refinados ou integrais (pão escuro por exemplo) são fonte de energia;

A fruta (use e abuse da fruta da época) é rica em água, minerais e vitaminas essenciais para um bom desempenho ao longo do dia. Utilize sempre pelo menos uma peça de fruta ao pequeno almoço ou substitua por sumo natural acabado de fazer.

Todos juntos, fazem o pequeno almoço saudável ideal.

2Pronto a sentar a comer

Para evitar a típica desorganização matinal, prepare a mesa para o pequeno almoço de véspera. No frigorífico, tenha sempre um tabuleiro com o conduto que vai precisar incluindo leite, doces, queijo e fiambre magros.

Não vale a pena querer preparar coisas complexas. O ideal é ser uma refeição prática, nutritiva e saborosa. Lembre-se que o importante é variar na oferta.

3Simples e divertido

Tornar a refeição mais divertida faz a diferença.

Saiba que as crianças são mais flexíveis quando os alimentos surgem com formatos diferentes. No caso dos mais pequenos, existem formas divertidas que cortam o pão (escuro, de preferência) ou os bolos caseiros (cenoura, sementes de papoila…) que fazem as delícias das papilas gustativas.

Se optar por cereais de  pequeno almoço, actualmente existem muitas formas e cores (ex. chocolate e o mel), mas tenha sempre em atenção os rótulos nutricionais e opte sempre pelos que têm menor teor de açúcar.

4Porque os olhos também comem

A fruta dá uma boa ajuda! Colorida, fresca e nutritiva, aproveite a fruta da época (mais barata e mais saborosa) e poderá sempre apresentá-la sob a forma de salada, sumos, batidos ou mesmo juntar aos cereais de pequeno-almoço.

Utilize as frutas para brincar com as variedades de cores e “tentar” as crianças. Esta tentação que pode ser explorada diariamente, sob diferentes formas, cores e sabores.

5Prático, nutritivo e saboroso

A repetição é inimiga da vontade de comer e por isso surgerimos que varie as suas refeições.

Panquecas, torradas, ovos cozidos, iogurtes de sabores ou alternando entre diferentes cereais de pequeno almoço, são muitas opções para tornar todos os dias o pequeno almoço uma surpresa saudável.

Puxe pela imaginação e resista à tentação dos produtos de panificação açucarados (croissants, pães de leite, bolos etc) normalmente muito doces e com baixo valor nutricional.

6Todos os dias, todos decidem

Envolva todos na escolha e na preparação das refeições. De véspera, decida em família quais as opções para não haver espaço para a recusa, mas o verdadeiro segredo do sucesso está em envolver todos.

Lembre-se que há rotinas boas e tomar o pequeno almoço em familia, todos os dias juntos, é uma excelente forma de começar o dia.

Naturalmente que depois destas sugestões, o verdadeiro pequeno almoço é o pequeno almoço tomado em casa, com a garantia dos produtos e certamente mais económico.

Com estes pequenos gestos, a médio prazo a sua família terá um álbum de boas memórias, construindo diariamente uma relação familiar mais estreita e hábitos alimentares são saudáveis e equilibrados.

Aproveite o momento e “abuse” do pequeno-almoço!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]