Como decorar a sua casa para o Verão

768
Como decorar a sua casa para o Verão

A chegada do Verão pode ser a altura perfeita perfeita para fazer uma renovação na decoração interna da sua casa. Com um tempo maravilhoso no exterior (e nós, portugueses e portuguesas, sabemos bem a sorte que temos neste sector), o que menos apetece é chegar a casa e ter aquele sentimento de que ainda é Inverno, onde dominam as tonalidades mais escuras e objectos decorativos pesados.

Como decorar a sua casa para o Verão

Por isso, pode redecorar a sua casa com passos muito simples e opções bastante económicas. A chave para uma renovação está nas cores claras e vivas, materiais leves e plantas. Pode também adicionar elementos que façam lembrar a praia e, claro, aproveitar todos os espaços exteriores ao máximo! Se precisar, pode sempre contratar decoradoras ou decoradores de interiores para ajudar.

Use cores vivas para alegrar a casa!

Como referido anteriormente, as decorações de Inverno tendem a ter cores mais neutras e escuras para dar a sensação de conforto e espaço quente – um ambiente adequado para aquelas noites de Netflix no sofá. O Verão, por outro lado, é a estação em que queremos animação, bons momentos com amigos e amigas, festejar com familiares e alegria.

Uma das maneiras para que esta transição seja feita é através de cores vivas. Existem alguns truques básicos, como colocar novas capas de almofadas, edredon e sofá, com cores vivas e/ou claras. Pode apostar em padrões florais, frutais, étnicos ou textuais, elementos de praia ou riscas coloridas.

Não tenha medo de misturar padrões, mas mantenha um esquema de cores que ajude a coordenar os diferentes elementos.

Se pretende um ambiente clean mas que respire Verão, aposte no branco e coloque um ou outro elemento colorido que chame a atenção para o detalhe e dê um ar vibrante à casa.

Em 2019, cores como o laranja-vermelho festivo, turmeric (que faz lembrar a cor do açafrão), o pink peacock ou o princess blue estão muito na moda.

Não tenha medo de decorar com plantas

Decorar com plantas
Decorar com plantas

O Verão é a altura em que pode e deve mostrar a sua faceta de jardinagem. Esta é a época em que se querem convívios ao ar livre e cheiros a plantas e frescura. Para além de ser esteticamente agradável, traz benefícios para o bem-estar físico e mental.

Distribua as plantas e flores pela casa: estantes, prateleiras, mesas de centro, espaços vazios no chão, cómodas, balcões, mesas ou mesmo no tecto e paredes. Sim, agora há uma grande tendência para colocar plantas suspensas. Dá um efeito muito engraçado e tropical em casa. Pode, por exemplo, colocar um gancho no tecto.

Se não quiser furar o tecto, existem alternativas, como pregos adesivos para pendurar vasos de plantas ou pendurar em alguma barra pré-existente, como a dos cortinados. Com elas pode dar vida aos espaços e criar um ambiente verde que faça lembrar a natureza.

Felizmente, cactos e suculentas são plantas extremamente bonitas, fáceis de arranjar, económicas e que não requerem muita manutenção. Algumas basta mesmo regar uma vez por semana!
Pode optar por fazer um pequeno jardim vertical em casa com algumas plantas e sementes que darão especiarias. Assim, não tem de comprá-las no supermercado e pode fazer uma produção caseira!

Utilize elementos que façam lembrar a praia

Decorar com o tema praia
Decorar com o tema praia

O estilo náutico ou costeiro é sempre uma boa opção caso queira uma decoração de interiores para o Verão. Uma das maneiras mais fáceis de integrá-lo em casa é através do uso de conchas e búzios.

É uma óptima ideia e económica: a próxima vez que for à praia apanhe as conchas que achar que vão ficar mais giras na sua casa.

O macramé, as franjas, os cestos e elementos de vime são também texturas e tecidos que fazem sempre lembrar o Verão. Pode utilizar em tapeçarias, mantas, almofadas ou acessórios. Vai logo notar a diferença.

Por fim, pode arranjar uma cadeira de palhinha ou cama de rede para incorporar na sala, no quarto ou até no exterior. São irresistíveis na altura do Verão!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]