Campanha Comer bem é mais barato

2921
Campanha comer bem e mais barato

No passado dia 15 de Março arrancou a Campanha COMER BEM É MAIS BARATO criada pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Fundação EDP e pela SIC, com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa de Nutricionistas, tendo como objectivo contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas e da população em geral.

Campanha Comer bem é mais barato

O mote da campanha centra-se em dois vectores fundamentais: uma alimentação mais equilibrada e saudável, por menos dinheiro. Baseia-se nos factores socio económicos que conduziram a mudanças radicais na sociedade portuguesas, alterando modos de vida, hábitos e costumes alimentares, a par das dificuldades da crise económica.

Contando com a coordenação científica da Professora Isabel do Carmo, um grupo de nutricionistas e especialistas em custos elaborou um conjunto de receitas completas e equilibradas, pelo valor de um euro, de modo a tornar mais eficiente a qualidade nutricional e a economia alimentar das pessoas.

«Comer bem e barato é possível», diz a professora Isabel do Carmo. «Quando falo em comer bem estou a referir-me a várias coisas…».

Mencionando a importância do valor calórico dos alimentos e dos seus nutrientes, indispensáveis para fornecer energia e para a vida celular, Isabel do Carmo enaltece igualmente a necessidade do prazer e da fruição dos alimentos. «Sentar-se à mesa não é uma obrigação: é mesmo uma alegria…», assim as pessoas consigam fazer as suas escolhas alimentares, numa boa relação de qualidade/preço.

Revelando uma notável preocupação em tocar a essência deste conceito, as diversas instituições e entidades envolvidas, desenvolveram a Campanha Comer Bem é Mais Barato com base nas seguintes ações:

  1. De 15 de Março a 16 de Abril – Campanha publicitária no canal de televisão SIC, com inserção de spots «side by side», a par da realização e divulgação de peças informativas, em telejornais e programas de grande divulgação.
  2. A partir de 16 de Abril e até 4 de Junho – Campanha de proximidade que se traduz na realização de ações públicas em sete cidades, que contarão com a presença de especialistas em nutrição e outros convidados.
  3. Todos os sábados, num local específico e em sessões abertas ao público, serão confeccionadas, pelo “Chef André” da SIC, ementas simples e nutricionalmente completas no valor de 1 euro.

O calendário desta campanha na estrada é o seguinte:

  • 16 de Abril     Évora – Praça 1º de Maio
  • 30 de Abril     Lisboa – Praça da Figueira
  • 7 de Maio      Porto – Praça D. João I
  • 14 de Maio    Coimbra – Praça 8 de Maio (perto do Mercado Municipal)
  • 21 de Maio    Viana do Castelo – Praça 1º de Maio
  • 28 de Maio    Faro – Parque da Pontinha
  • 4 de Junho     Santarém – Largo Cândido dos Reis

Pelas 09h00 de cada manhã, o “Chef André” deslocar-se-á ao mercado para aconselhar as pessoas sobre a compra dos alimentos e posteriormente, pelas 11h00 confeccionará a ementa do dia no local selecionado.

Está ainda prevista a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a campanha, elaboradas pelos especialistas da Associação Portuguesa de Nutricionistas e cujos preços foram calculados pelos técnicos da DECO.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]