8 dicas que a vão ajudar a dormir melhor

4593
Dicas para dormir melhor
Dicas para dormir melhor

Uma boa noite de sono é essencial para andar bem disposta, com o seu potencial de trabalho e criatividade no máximo.

Como dormir melhor

Para que dormir seja uma experiência prazerosa, relembramos algumas dicas que deverá ter em atenção:

Pratique atividades físicas.

Enquanto está no ginásio ocorre a libertação de endorfina no cérebro, o que promove a sensação de bem-estar. Apenas tenha cuidado para não fazer o seu exercício físico nas cinco horas antes do hora em que costuma adormecer, pois a adrenalina também é libertada após o exercício, e o excesso dela irá tornar difícil o seu relaxamento e o tão desejado sono.

Relaxar

Uma ou duas horas antes de ir dormir, faça coisas que a ajudem a relaxar, como por exemplo tomar um bom banho quente ou ler um livro.

Durma no seu quarto

Faça do seu quarto o lugar ideal para dormir. Mantenha o ambiente sereno com pouca iluminação à noite, temperatura agradável e livre de ruídos. Reduza ao máximo os estímulos externos que possam atrapalhar o seu sono.

Cama é o lugar para dormir

Evite atividades como ver televisão, comer e usar o computador na cama. Hábitos como estes levam o seu cérebro a assimilar que a cama não é o local ideal para dormir, o que pode levar a prolongar o periodo de tempo para adormecer.

Defina os seus horários

Defina horários para dormir e acordar e esforce-se para os cumprir. Isso cria uma regularidade que é fundamental para o bom funcionamento do relógio biológico. O seu organismo assimila a duração do dia e começa a preparar-se para dormir quando ele já está a terminar.

Evite o álcool e a cafeína

Algumas horas antes de dormir, evite ingerir álcool e bebidas que contenham cafeína, como café e chás. Também não é recomendável comer muito ou ingerir alimentos de difícil digestão.

Não durma a meio do dia

Evite dormir no meio do dia. Um cochilo depois do almoço pode ser bom, mas não prolongue a sesta por mais de 30 minutos.

Não tem sono, não insista

Não vá para a cama se não estiver com sono. Ficar na cama a revirar-se de um lado para o outro sem conseguir dormir só vai aumentar a sua ansiedade, o que pode tornar ainda mais difícil conseguir pregar o olho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]