Mergulhe na Prática da Canoagem

0
2328

Imagine-se a descer um rio, calmamente, e a apreciar a paisagem, ou então a domar as águas bravas e partir em busca da aventura. Isto é possível com a prática da Canoagem.

A canoagem é uma modalidade que vai reunindo cada vez mais adeptos. Homens e mulheres em busca da aventura, ou da simples contemplação da paisagem, partem em canoas ou caiaques no desejo de novas sensações. Realizada individualmente ou em equipa, a canoagem exige alguns conhecimentos técnicos e uma obrigatoriedade: saber nadar!

As canoas, antiquíssimas na sua história, remontam aos povos que habitavam as florestas tropicais. Estreita e comprida, a canoa é constituída por uma armação de madeira leve e é deslocada a partir dos movimentos realizados num remo de duas pás. Já o caiaque, também ele utilizado na prática de canoagem, é proveniente nas canoas de pesca dos esquimós, sendo considerada uma embarcação mais desportiva do que as canoas.

De fácil transporte, as canoas são ideais para partir em busca da contemplação de novas paisagens, quer seja em rios ou em lagos, sempre em locais não poluídos. Por ser uma embarcação instável, e que a qualquer momento se pode virar, caso não sejam tomadas as medidas necessárias, é importante que o praticante de canoagem tenha presente algumas noções quanto a esta prática para não ser surpreendido no mau sentido. A explicação do monitor quanto ao equipamento e utilização da embarcação é também necessária.

Sabe nadar é obrigatório, bem como é também indispensável o uso de colete salva vidas, mesmo que a pessoa seja um mestre na natação. (há ainda outros materiais próprios da embarcação, mas isso conhecerá por intermédio do seu monitor). O calçado e o vestuário devem ser os mais leves possíveis, assim como a pessoa deve ter sempre o mínimo conhecimento das águas do local onde vai fazer canoagem. Vá sempre com uma pessoa mais experiente, certificando-se de que se precisar de auxílio há uma embarcação para o ir socorrer. Cuidado com as correntes, zonas mais turbulentas, ou outros perigos, e jamais se levantem, você ou outra pessoa, quando a canoa estiver em movimento.

A canoa é aconselhável exactamente para águas mais calmas, mas isso não implica que não haja riscos. Daí os conselhos que atrás lhe deixámos! No entanto, há sempre os fãs dos desportos mais radicais, de águas bravas e irreverentes, e para esses os caiaques são a melhor opção. Quer pretenda um passeio mais calmo, ou momentos de maior adrenalina, em Portugal pode encontrar ambas as sensações, nomeadamente em locais de beleza ímpar como é o caso do rio Douro, o Zêzere, o Tejo, Tâmega, Alva, o Minho ou o Guadiana, entre outros.

O vestuário é também muito importante. De Inverno, opte por uma camisola de lã, calças de fato de treino, meias de lã, uma capa com um capucho de nylon, além do fato de banho e do colete salva vidas. No Outono ou Primavera, o uso do mesmo vestuário é ideal, embora em vez da camisola de lã possa recorrer a algo mais fresco. Você decide! De Verão, os calções e a t-shirt são o mais indicado!

Este é um género de desporto que privilegia o contacto com a natureza! É indicado não só para os mais irreverentes, como também para os que apenas pretendem um passeio calmo, a desfrutar das imagens que o rio oferece. De caiaque ou canoa, o importante é sentir-se livre e sob a benção da mãe natureza!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]