14 conselhos para ficar em forma rapidamente

0
2635

19Hoje em dia todos nos preocupados cada vez mais com os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Preocupações em ficar em forma, que atingem mulheres e homens mas com especial incidência no público feminino.

Patrícia Pinto, Instrutora de fitness, dá-nos conselhos chave para que a prática de atividade física seja divertida e traga resultados efetivos.

“A hora do treino, o local, a hidratação e a companhia são elementos fundamentais para alcançar os objetivos desejados ( ficar em forma ) e o sucesso do treino”, afirma Patrícia.

  1. Optar pelas horas de menos calor – o treino correrá melhor nas horas “mais frescas”
  2. Treinar com um profissional de fitness – os profissionais de fitness realizam uma prova de avaliação física que permite identificar a resistência, a flexibilidade, entre outros elementos fundamentais, que permitem delinear o programa de treino adequado às necessidades de cada um.
  3. O ginásio dispôe ainda da “máquina da verdade” – um dispositivo que faz uma avaliação física detalhada.
  4. Com a informação deste dispositivo é elaborado um treino personalizado de acordo com os objetivos individuais e o instrutor de fitness trabalha em conjunto contigo, motivando-te e aconselhando-te sobre como melhorar o treino, dá-te alguns conselhos nutricionais e muito mais.
  5. A par dos alongamentos também a hidratação não deve ser esquecida, sobretudo em épocas de calor.
  6. É recomendável que uma hora e meia antes de iniciar o exercício comas alimentos ricos em cereais e em anti-oxidantes. Depois do treino deves optar por bebidas ricas em sais minerais que ajudam a combater a desidratação.
  7. Se vais de férias deves continuar com o exercício físico. Preparar um plano de treino específico e adaptado ao tipo de férias, seja na praia, no campo ou na cidade.
  8. Não esforces o teu corpo. Deves estar atento aos sinais que o teu corpo dá perante determinados exercícios. Respeita esses sinais para evitar lesões. É possível treinar e ter resultados sem correr riscos desnecessários.
  9. Treinar também significa diversão! Experimenta várias modalidades até encontrares aquela que gostes mais. Experimenta todas as atividades que o ginásio coloca ao teu dispor.
  10. Outra opção para praticar desporto de forma agradável é fazê-lo com companhia. Convida um amigo e desafia-o a praticar desporto contigo.
  11. Se estás a começar os treinos agora tens de ser paciente. Ficar em forma leva tempo e exige empenho e dedicação mas os resultados surgem a médio-prazo. É importante que estabelecer objetivos realistas e não desistir.
  12. Com o calor os treinos na piscina podem ser um excelente complemento ao treino das aulas em grupo ou das máquinas de fitness.
  13. Menos é mais, ou seja, é melhor treinar pouco do que nada. Nos dias em que não é possível treinar o tempo que é habitual é preferível fazer um pouco de exercício.
  14. Existem as aulas intensas de apenas 20 minutos que combinam diferentes técnicas de treino que lhe vão permitir alcançar os objetivos de treino – ficar em forma.
Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 2.7]