Conheça os mitos das dietas da moda e suplementos alimentares

    2306
    Conheça os diversos mitos das dietas
    Conheça os diversos mitos das dietas

    Dietas da moda e suplementos dietéticos assentam muitas vezes em princípios nutricionais errados. Descubras aqui os mitos das dietas baseados em pressupostos errados na nossa alimentação…

    Os mitos das dietas

    Jejum

    A ideia de que se devem saltar refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar- é completamente errada! Pelo contrário. Deve-se evitar períodos longos de jejum e fracionar a alimentação ao longo do dia.

    Vegetariano

    O mito de que comer só vegetais é mais saudável também é ERRADO. Neste tipo de alimentação por vezes, é composta por alimentos processados, fritos, açucarados e recheados de molhos. Estes alimentos apresentam elevado teor em lípidos e açúcares, e um valor calórico considerável.

    Sumos naturais

    Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que «não engorda». Mas um sumo natural, podem conter mais do que uma peça de fruta, o que aumenta o aporte calórico. Ainda, quando a fruta é espremida, verifica-se a perda de grande parte da fibra, que é crucial para uma boa saúde intestinal.

    Fruta

    Deve-se ingerir grandes quantidades de fruta e substituir as refeições por fruta. Errado! A fruta também tem açúcar (frutose) e não se devem fazer refeições só de fruta.

    Azeite

    O azeite é uma gordura saudável, mas não deve ser utilizada em quantidades elevadas. Apesar de ser composto por gorduras insaturadas, apresenta um elevado valor calórico. Se ingerida em quantidades acrescidas, pode potenciar o aumento de peso.

    Saladas

    Se comermos sempre saladas não engordamos. A verdade é que as saladas de hoje são altamente calóricas e carregadas de molhos como maionese, pastas de delícias do mar ou atum, frutos secos, etc.

    O pão engorda

    O problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc…). Deve-se comer pão sim. Mas cuidado com o sal. Tendencialmente é preferível consumir pão escuro – ao pequeno-almoço e ao lanche. Não devemos acrescentar pão à refeição.

    O melhor que pode fazer é ter uma vida activamente saudável : Faça exercícios, beba muita água (1,5 Lt por dia ) e verá que o seu corpo responderá aos estímulos que lhe são dados!

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 0 Média: 0]