Os açúcares naturais, apesar de ainda serem açúcar, possuem a vantagem de conter maior valor nutricional, ou seja, não são um nutriente vazio e calórico tal como o açúcar refinado.
Os açúcares naturais
Beneficiam de vitaminas, minerais (agave, ácer, mel) e ainda menor índice glicémico (absorção lenta, o que não provoca picos elevados de açúcar no sangue).
Alguns adoçantes naturais são:
- Açúcar de coco – é extraído das flores da palma de coco.
- Eritritol
- Tâmaras – as mais comuns são as Deglet Noor e as Medjool. São altamente nutritivas devido ao seu teor em proteína, hidratos de carbono simples e complexos, vitaminas e minerais.
- Stevia – extraído da planta stevia rebaudiana
- Xarope de ácer –extraído da seiva bruta de árvores do género ácer.
- Xarope de agave
- Xarope de arroz integral
- Xilitol
Como substitutos naturais ao açúcar, os mais comuns são:
- Mel – composto por frutose e glicose (tal como o açúcar convencional), mas com menor índice glicémico. Também é rico em vitaminas e minerais (cálcio, ferro, cobre, magnésio, fósforo e potássio). Tem ação anti séptica, antinflamatória, antioxidante e antimicrobina.
- Canela
- Baunilha
- Puré de maçã
- Banana
- Tâmaras
- Coco
- Bebida de amêndoa
Voltamos a salientar que, apesar de serem naturais e de possuem maior valores nutricionais, estes substitutos são opções ao açúcar refinado, pelo que não quer dizer que podemos consumir sem moderação. Ainda assim devem ser evitados e consumidos com moderação.
Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]