A história do bacalhau ao longo dos tempos

5113
História do bacalhau
História do bacalhau

Se bem que os portugueses se orgulhem de uma cozinha muito rica em torno do bacalhau, este é também bastante conhecido noutros países e sobre vários nomes, vamos agora revelar-lhe a história do bacalhau.

Ele é ‘Bacalhau’ para os povos de língua portuguesa; ‘Stockfish’ para os anglo-saxônicos; ‘Baccalà’ para os italianos; ‘Bacalao’ para os espanhóis; ‘Morue’ para os franceses e ‘Codfish’ para os ingleses.

A história do bacalhau

Começa com o povo viking, os pioneiros na descoberta deste peixe, farto nas águas que navegavam. Como ainda não conheciam o sal, limitavam-se a secar o peixe ao Sol.

No século XV, já na costa espanhola, o peixe começou a passar por um processo de salga e secagem nas rochas para uma melhor conservação, sendo depois utilizado nos barcos que partiam em conquista de novas terras.

O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes e melhorava o paladar.

Em 1510 Portugal e Inglaterra firmaram um contrato com França para a exploração do peixe em 1532 o controlo da pesca do bacalhau na Islândia fez deflagrar um conflito entre ingleses e alemães que ficou conhecido na História como ‘Guerra do bacalhau’.

Mais tarde, em 1585 viria a ocorrer outro conflito entre os ingleses e os espanhóis. Por essa razão, ao longo dos séculos vários foram os acordos assinados entre os países para regular os direitos de pesca e comercialização do bacalhau.

A sua pesca intensiva levou ao quase completo desaparecimento e os tratados internacionais actualmente assinados no sentido da sua preservação e controle de pesca de uma espécie em vias de extinção.

A primeira indústria de transformação do bacalhau foi fundada na Noruega por Yapes Ypess, que ficou conhecido como o pai do bacalhau. E partir daí, a crescente procura levou à exportação para a Europa, América e África, o que transformou a Noruega no principal pólo mundial de pesca e exportação de bacalhau.

Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes viagens. Eram necessários produtos que aguentassem as longas viagens e foram feitas tentativas com diversos peixes da costa portuguesa, mas o peixe ideal foi encontrado perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova ( Canadá ), que foi descoberta em 1497.

Existem registos de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal. No reinado de D. Manuel, em 1596, era cobrado o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho. Também pescavam o bacalhau na costa da África.

O nome científico do bacalhau é gadus morhua e pertence à família dos gadídeos, sendo o mais conhecido dos peixes de águas frias do Norte do Círculo Polar Ártico. Dele se aproveita tudo: a carne é apreciada em todo o mundo, fresca ou salgada, do fígado extrai-se o óleo e da bexiga é feita cola.

Este peixe tem um crescimento rápido e a fertilidade das fêmeas é excepcional: põem de 4 a 8 milhões de ovos por ano – os que sobrevivem alcançam 40 cm em dois anos, 1m aos vinte. Nesta idade, o peso é de aproximadamente 50 kg.

São cinco os peixes que podem ser transformados em bacalhau seco, com forma diferentes de cortes e salga. São eles o Cod – Gadus Morhua, o principal e legítimo bacalhau, o Saithe, o Ling, o Zarbo e o Cod Macrocephalus.

Como cozinhar bacalhau

Na cozinha são precisos alguns preceitos para poder saborear no seu melhor o bacalhau. Este não deve ser congelado, a não ser depois de pôr de molho, nem mantido a temperaturas altas, que lhe conferem uma cor avermelhada e alteram o seu sabor original.

Quando este se encontra salgado e seco, é necessário pôr de molho e hidratá-lo novamente, podendo o peixe recuperar até 20% seu peso.

Depois de cortar o bacalhau em postas, deve colocá-lo submerso dentro de um vasilhame e deixar sob um fio de água durante uns 10 minutos, após o que pode colocar o recipiente dentro do frigorífico e desta forma o bacalhau não irá exalar qualquer cheiro.

Se tiver pressa para  pôr de molho o bacalhau, aqui ficam algumas dicas: se a pressa for grande, ou se ficou mais salgado do que o esperado, cubra o bacalhau com leite a ferver e deixe por alguns minutos.

Para  pôr de molho o bacalhau que não esteve de molho, faça o seguinte: leve-o ao lume a ferver com bastante água, juntando-lhe, quando começar a ferver, um punhado de sal, 2 a 4 colheres de sopa, de acordo com a quantidade de bacalhau.

Assim que começar a ferver, escorra, escalde em água fria (sem sal) e torne a levar ao lume com bastante água fria, também sem sal, para uma nova fervura. Escorra e verifique o sal do bacalhau e se necessário, dê mais fervuras, sempre em água pura, sem sal.

O segredo do gosto

O segredo do gosto do bacalhau é nunca deixar que este ferva, seja qual for a receita, porque a fervura derrete a gordura que envolve as fibras do bacalhau, dissolvendo-a na água, e tirando a maior parte do sabor agradável e característico que tem, ficando as fibras secas e escuras.

Para congelar, depois de pôr de molho, enxugue o bacalhau num pano limpo, apertando-o levemente para secar um pouco. Pincele com um bom azeite toda a superfície, para impedir a secura provocada pelo gelo.

Antes bastante acessível, o bacalhau atinge agora preços altos que o tornam quase proibitivo a certas mesas. Longe vai o tempo da expressão ‘para quem é bacalhau basta’.

Descubra o bacalhau na Cozinha Portuguesa

Receita Bôla de Bacalhau de Lamego
Prepare uma Bôla de Sardinhas, uma variante que cada vez ganha mais adeptos dos fãns desta maravilhosa especialidade da gastronomia regional portuguesa.
Veja esta receita
Receita de Bôla de Bacalhau
Pataniscas de bacalhau fofas, a receita original da Estremadura
As pataniscas de bacalhau possuem uma forma irregular achatada ou esférica, se fritas em gordura abundante e ficam com cerca de 8-12 cm de diâmetro.
Veja esta receita
Receita de pataniscas de bacalhau
Bacalhau à Brás tradicional
Se não quiser perder muito tempo a preparar o seu bacalhau à Brás, utilize um pacote de batatas fritas palha e bacalhau congelado.
Veja esta receita
Receita de Bacalhau à Brás tradicional
Bacalhau guisado à Lisboeta
A sua receita de Bacalhau guisado à Lisboeta deliciosa e fácil de preparar. Siga as instruções e Bom Apetite!
Veja esta receita
Bacalhau guisado à Lisboeta.
Roupa velha de Bacalhau
Saiba como confecionar a Roupa Velha de Bacalhau, uma receita tradicional do Minho a não esquecer.
Veja esta receita
Receita de Roupa Velha de Bacalhau

Veja outras receitas de bacalhau.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]