12 diferentes tipos de sal, conheça todas as diferenças

0
1898

O sal comum é utilizado para realçar sabor dos alimentos e também como método de conservação, como no caso do bacalhau e salmouras, como azeitona e pickles. Atualmente existem diversos tipos de sal e conhecer as particularidades de cada um pode trazer benefícios à alimentação do dia-dia.

 

Tipos de sal

Conheça as principais diferenças dos tipos de sal e a quantidade de sódio por grama de sal:

Flor de sal

A flor de sal são os cristais em flocos delicados com sabor e aromas muito característicos. É feita pela extração delicada dos cristais que ser formam e se acumulam sobre as salinas quando há humidade e ventos apropriados. Assim que se formam, são rapidamente retirados antes da sua fusão com o sal marinho.

450 mg de sódio por grama de sal

Sal marinho (sal marinho não refinado) ou sal integral

O sal marinho é retirado manualmente das salinas e resulta da evaporação da água do mar, por este motivo apresenta variações de tamanho e coloração. Este tipo de sal não passa por processos industriais, preservando assim alguns minerais. Não tem qualquer aditivo químico na sua composição.

420 mg de sódio por grama de sal

Sal negro ou sal da índia

Sal de origem vulcânica com uma coloração rosa-acinzentada, resulta de uma mistura de minerais não refinados com um forte aroma sulfuroso.

380mg de sódio por grama de sal

Sal refinado, sal comum ou sal de mesa

Sal mais utilizado e comercializado, os grãos finos são o resultado dos processos de refinação sofridos no processo industrial. Possui aditivos químicos que funcionam como antiumectante e estabilizadores.

400mg de sódio por grama de sal

Sal rosa ou sal rosa do himalaia ou sal do himalaia

Sal extraído do Himalaia de cor rosada e sabor suave, encontrado em grãos finos, flocos e grosso. É famoso pela baixa quantidade de sódio e a grande quantidade de minerais como o cálcio, magnésio, potássio, cobre e o ferro na sua composição.

230mg de sódio por grama de sal

Sal havaiano: sal vermelho ou sal preto

O sal marinho é misturado com lava, argila ou coral finamente moídos, proporcionando uma coloração e sabor distintos.

390 mg de sódio por grama de sal

Sal light ou sal diet

Sal com reduzida percentagem de cloreto de sódio na sua composição e um maior teor de cloreto de potássio. É indicado para pessoas com restrição de consumo de sódio na dieta. Não é recomendado para indivíduos com doenças renais.

191 mg de sódio por grama de sal

Sal líquido

É o tipo de sal purificado dissolvido em água mineral sem qualquer aditivo na sua composição.

110mg de sódio por ml de sal

Sal aromatizado ou sal colorido ou sal com sabor

É o tipo de sal onde se utilizam técnicas de defumação (sal defumado) ou são incorporados outros ingredientes como vinho (sal de vinho), ervas frescas ou secas (sal de ervas), semente de aipo (sal de aipo), pimentas (sal de pimenta), gergelim (gersal), entre outros.

 Quantidade de sódio varia consoante o tipo de sal utilizado

Sal de ervas ou sal verde

Normalmente é utilizado o sal refinado ou sal grosso, com a adição de uma mistura de ervas. Essa mistura é processada e utilizada na culinária em substituição do sal comum. É uma das estratégias de redução de consumo de sal recomendado pelo Ministério da Saúde.

 Quantidade de sódio varia consoante o tipo de sal utilizado

Sal dietético

O sal refinado é o mais comum, no entanto, sal dietético é o termo utilizado para o sal que é utilizado na alimentação do dia-dia, que é adicionado como tempero aos alimentos e preparações.

 Quantidade de sódio varia consoante o tipo de sal utilizado

Sal kosher ou sal judaico

É usado no processo da purificação de carnes para que esta se torne própria para o consumo, segundo as leis dietéticas do judaísmo. Por ter esta função, ele não é iodado e é encontrado granulado ou em flocos.

A nossa sugestão natural – disponível na lojadietetica.com

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]