Dieta macrobiótica: uma abordagem baseada na filosofia Zen

    4864
    Dieta macrobiótica
    Dieta macrobiótica

    A dieta macrobiótica segue um conjunto de princípios alimentares que se baseiam no equilíbrio entre elementos opostos, como o feminino e masculino, o frio e quente, o yin e yang. Em adição, esta dieta surge da filosofia Zen, uma corrente budista oriunda da China e desenvolvida no Japão. Esta defende que a ascensão espiritual é alcançada através da meditação e da conexão com a natureza. Ainda, dá ênfase ao momento presente e à simplicidade da vida quotidiana.

    Conheça a dieta macrobiótica e os seus possíveis benefícios para a saúde

    A dieta macrobiótica é caracterizada pelo consumo de alimentos naturais, como hortícolas, grãos, frutas e algas, sendo que também inclui pequenas quantidades de proteína de origem animal, como os ovos, peixe e carnes brancas.

    Geralmente, esta dieta é adotada com o objetivo de prevenir doenças. Contudo, não existe evidência científica suficiente que corrobore a associação desta dieta com possíveis efeitos benéficos para a saúde. 

    Considerações da dieta macrobiótica

    A dieta macrobiótica é considerada uma dieta saudável, mas relembre-se que a exclusão de grupos de alimentos pode desencadear défices nutricionais. Por este motivo, caso pretenda adotar esta dieta, consulte primeiramente um médico ou um nutricionista, sobretudo se apresentar alguma condição patológica ou se estiver grávida.

    Em resumo, a dieta macrobiótica é uma dieta baseada na filosofia Zen e que defende o equilíbrio entre elementos opostos. Embora possa promover a saúde e o bem-estar, estes efeitos não se encontram comprovados cientificamente. Deste modo, consulte um profissional de saúde qualificado, para não comprometer desnecessariamente a sua saúde.

     

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 2 Média: 1]