Faça o teste e fique a saber se está a exagerar na dieta

2211
Faça o teste e fique a saber se está a exagerar na dieta
Faça o teste e fique a saber se está a exagerar na dieta

Hoje em dia a preocupação com o corpo é cada vez maior e consequentemente fazer uma alimentação saudável e seguir bons hábitos passam a ser prioridade.

E é a partir do momento que a preocupação em emagrecer ou manter a linha começa a atrapalhar a vida da pessoa, que a situação muda. Algumas atitudes, como deixar de ir a eventos sociais para não comer nada diferente do que está estabelecido na dieta, pensar o tempo todo em medidas para perder peso, conversar somente sobre alimentação e actividades físicas, entre outras, querem dizer que a pessoa está a exagerar na dieta.

Saiba quando está a exagerar na dieta

Se por acaso se identifica com alguns dos casos é hora de se mentalizar que está a exagerar na dieta e isso poderá ser prejudicial para si.

> É muito selectiva na escolha dos alimentos – Claro que uma alimentação saudável requer algum cuidado na escolha dos alimentos mas não é ai que está o problema. Quando a pessoa deixa de comer tudo para passar a comer somente aqueles alimentos ditos saudáveis, lê os rótulos de todos os alimento, então é porque algo não esta bem. Com isto deixa de ir a eventos sociais porque como não sabe o que irá comer prefere isolar-se.

> Obcecada pela balança – Algumas pessoas sobem à balança todos os dias, com a ideia de que não podem perder o controle sobre o seu peso. Este é hábito que poderá significar um comportamento compulsivo. O ideal é pesar-se com algum espaço de tempo, pois não é num dia ou horas que vai mudar de peso.

> Afastada dos seus amigos? – Tem recusado convites para sair com seus amigos para não comer e nem beber nada diferente do que está estabelecido na sua ementa? Tem dado preferência a conversas com pessoas do ginásio e que também se preocupam com a alimentação? Querer emagrecer ou fazer uma dieta saudável em exagero leva muitas vezes as pessoas a afastarem-se dos seus amigos e dos familiares. Este é sem dúvida um grande sinal de que está a ir pelo caminho errado.

> Mantém segredo sobre a sua dieta – Como está farta de ouvir comentários sobre a sua preocupação com o corpo, acaba por evitar comentar com essas pessoas a alimentação que tem feito. Não se esqueça, os seus amigos e familiares só dão conselhos porque se preocupam e querem o seu bem. Se mantém isso em segredo não será porque tem consciência que está a fazer algo de errado?

> Pensa na dieta todo o dia – Há pessoas que passam praticamente o dia todo a pensar sobre assuntos relacionados à sua alimentação e/ou perda de peso. Acordam e vão dormir a planear o que vão comer na próxima refeição, que tipo de actividade física vão praticar para queimar as calorias ingeridas, entre outras coisas. Não é que esta preocupação não tenha o seu lado positivo mas em exagero passa a ser preocupante.

O peso afeta o seu bem estar?

O seu estado de espírito é influenciado pelo seu peso e/ou sua alimentação.

A questão passa a ser preocupante a partir do momento que a perda ou a manutenção do peso transforma-se no seu maior objectivo de vida.

Se por acaso se identifica com alguns destes pontos, o próximo passo será procurar um psicólogo que seja especialista na área da alimentação. As vezes é preciso encarar a realidade e assumirmos que precisamos de ajuda. Ajuda esta que irá permite-lhe controlar esta preocupação excessiva e aceitar o seu corpo. Em todas as áreas de nossa vida devemos procurar ter equilíbrio. E com a alimentação também funciona assim.

Na verdade não há mal nenhum em procurar emagrecer através da pratica de exercício e de uma alimentação saudável. Se for orientada por especialistas poderá alcançar resultando positivos tanto para o seu corpo como para a sua saúde.

Transtornos alimentares

Mas quando a preocupação com o emagrecimento torna-se excessiva, a pessoa tende a procurar caminhos alternativos para alcançar resultados mais rápidos. Dai surge os transtornos alimentares que podem ser desencadeados por dietas restritivas e desequilibradas.

Um dos transtornos mais comuns é a Anorexia Nervosa, onde a pessoa desenvolve um controle sobre sua alimentação, passando a fazer jejuns prolongados e/ou refeições muito restritivas, perdendo peso de forma assustadora.

Depois temos a Bulimia onde se come em excesso e a pessoa recorre a vómitos para tentar eliminar o excesso cometido.

A Ortorexia é outro transtorno que acontece quando a pessoa torna-se obsessiva quanto aos padrões daquilo que come, permitindo-se consumir apenas alimentos considerados saudáveis.

Como referido anteriormente, seguir uma alimentação saudável e praticar actividades físicas com frequência são hábitos totalmente positivos, porém, estes não devem ser seus maiores objectivos de vida e, sim, algumas das medidas que você toma para ter mais qualidade de vida.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]