O nabo engrossa

0
1013

Nascido no Médio ou Extremo Oriente, o nabo é uma raiz tuberosa, que engrossa devido à acumulação de nutrientes…

Em todas as mesas europeias, o nabo reinou até ser destronado pela batata, no final do séc. XVII, quando esta entrou nos hábitos alimentares, trazida pelos exploradores dos Andes. O sabor picante das suas “cabeças”, fê-lo rei e senhor nas mesas de ricos e pobres, onde acompanhava as carnes ou era comido simplesmente como refeição.

As folhas do nabo (rama de nabo) também são comestíveis, especialmente em sopas e são mesmo mais ricas em nutrientes.

No nosso país, o nabo pode ser plantado durante todo o ano, devido à variedade do clima ameno e frio. Depois de 40 a 60 dias, procede-se à sua colheita.

Existem duas espécies de nabos, os mais redondos, que possuem uma cor avermelhada no topo e os alongados, que chegam a atingir 50 cm de comprimento.

É apreciado em todo o mundo. Na França servem-no glaciado para acompanhar o pato ensopado. No Japão é usado para acompanhar o peixe e dele são feitas conservas. Os portugueses não o dispensam no cozido.

Pode ser servido em pickles, saladas, puré, assado em folhas de alumínio com ervas frescas e sumo de limão, recheado, gratinado.

Ao adquirir nabos, certifique-se de que as “cabeças” são pesadas em relação ao tamanho e as folhas devem ser firmes e bem verdes. A polpa deve ser compacta, húmida e estaladiça. As folhas verdes mantêm-se frescas um ou dois dias, enquanto que as cabeças se mantêm uma semana em boas condições.

Quando usados em saladas, devem ser limpas com uma escovinha e a pele apenas retirada mesmo antes de servir, cortadas ou raladas. Se os cozinhar, ferva-os até ficarem macios em água e sal ou caldo de carne.

É um bom alimento para pessoas que estão em dieta de emagrecimento por ter muitas fibras e poucas calorias e no Verão é bastante hidratante consumido em cru.

Deve, no entanto, ser evitado por quem tem tendência para a flatulência, devido ao seu elevado teor de enxofre, e porque é pobre em vitaminas.

E depois de tudo isto, diga lá se não lhe apetecia mesmo um bom nabo?

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]