Saiba tudo sobre os benefícios da cebola na alimentação

5120
Benefícios da cebola

Usada como condimento e indispensável em muitos pratos, a cebola fez parte da alimentação humana desde tempos imemoriais. Conheça agora os benefícios da cebola.

A cebola na história

A cebola, que já fez chorar muitas donas de casa, e não só, é um caule bulboso, constituído por várias camadas carnosas. Esta planta herbácea é da família das liláceas e a parte comestível é o seu bolbo, originário da Ásia Central e da Palestina e cultivado há mais de cinco mil anos.

Os escravos do Antigo Egipto eram alimentados com cebolas cruas e os camponeses mais pobres faziam delas o seu alimento diário.

Ainda hoje, em algumas regiões da Europa, certas espécies de cebola são consumidas cruas, quase como se de maçãs se tratassem. Os gregos atribuíram-lhe um verdadeiro valor terapêutico.

Na Idade Média passou ao seu estatuto de condimento, para além de ser um dos principais alimentos em todas as mesas. Chegou à América através dos colonizadores daquelas paragens.

Tipos de cebola

O seu nome científico é Allium cepa L.Existem quatro variedades de cebolas, que se distinguem pelas suas cores: brancas, amarelas, roxas e vermelhas. Podem ser de formato ovalado, globular ou achatadas.

Indispensável na cozinha

Com seu sabor acre e adocicado, e uma textura estaladiça, a cebola é um alimento muito versátil, podendo ser utilizada em inúmeros pratos e serve para aromatizar caldos. A sua casca é indispensável para a água de cozedura de alguns mariscos como os camarões e as gambas.

Como um óptimo aperitivo sirva rodelas de cebola fritas. Quando escolher as cebolas, opte sempre pelas que são firmes, duras e secas.

Se quiser eliminar o ardor das cebolas que pretende utilizar cruas, deixe as rodelas de molho em água fria durante 1 hora. Para diluir os compostos que fazem chorar os olhos, descasque e corte as cebolas dentro de uma bacia de água fria ou sob água corrente.

Para eliminar o cheiro das mãos ou dos utensílios, use o sumo de limão ou esfregue as mãos com pó de café ou sal.

Benefícios da cebola

A cebola é rica em vitamina A, B1, C, D, E, e em cálcio, silício, fósforo, enxofre, potássio, flúor, sódio, magnésio e ferro.

Como propriedades terapêuticas, a cebola é um purificador do sangue e calmante. É um dos mais eficazes diuréticos e um dos melhores remédios naturais contra a hidropisia.

É indicada contra a tuberculose, a sífilis e o cancro, para além de prevenir o enfarte do miocárdio e ser indicada para o tratamento da difteria. O seu consumo previne também o reumatismo, a gota e a artrite.

É muito útil na desintoxicação e cura da inflamação do fígado. E diz a tradição que chá da casca de cebola é bom para a tosse e o catarro, especialmente de quem fuma.

Apesar de todas estas indicações benéficas, a cebola não deve ser consumida pelas pessoas que sofrem de excesso de ácido no estômago ou de flatulência intestinal. Devido ao seu elevado teor de enxofre não é aconselhável para pessoas da terceira idade.

E agora deixe de chorar pela cebola e aprecie este bolbo que já fez as delícias de gerações.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]