Dieta Atkins, a dieta sem hidratos de carbono

    6136
    Dieta Atkins, a dieta sem hidratos de carbono
    Dieta Atkins, a dieta sem hidratos de carbono

    A dieta de Atkins consiste num plano de emagrecimento desenvolvido pelo Doutor Robert Atkins no fim da década de 60. É baseada no baixo consumo de hidratos de carbono, visando a perda de peso e a melhoria do estado de saúde.

    Dieta Atkins e cetose

    A dieta Atkins promove o consumo de alimentos ricos em proteína e gordura, tais como as carnes brancas, ovos, frutos oleaginosos e peixe, e restringe o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono, como leguminosas, grãos, batata, vegetais, fruta e açúcares (refrigerantes, doces, sumos).

    Decorrente desta restrição, o organismo entra num estado denominado por cetose. A cetose consiste num estado metabólico, em que a energia fornecida ao organismo provém da degradação dos corpos cetónicos (derivados dos ácidos gordos). De notar que, em condições normais, o organismo utiliza a energia fornecida pela glicose (açúcar). A situação de cetose verifica-se quando a ingestão de hidratos de carbono não é suficiente e, dada a escassez de glicose, o organismo terá de recorrer à gordura como fonte energética alternativa.

    Fases da dieta Atkins

    A dieta Atkins é composta por 4 fases distintas (indução, perda de peso continuada, ajuste e manutenção). Sucintamente, a fase de indução pressupõe uma baixa ingestão de hidratos de carbono (menos de 20 g por dia) e a ingestão moderada a elevada de proteína e gordura. Na fase de perda de peso continuada, introduz-se pequenas quantidade de alguns alimentos contendo hidratos de carbono, como a fruta e vegetais. Na fase de ajuste, são introduzidas pequenas quantidades de hidratos de carbono complexos e, por fim, a fase de manutenção já permite a ingestão de quantidades baixas a moderadas de hidratos de carbono. Contudo, deve ter cuidado para não recuperar o peso perdido, ingerindo mais alimentos do que aqueles que efetivamente o seu corpo necessita.

    Considerações sobre a dieta Atkins

    A dieta Atkins apresenta algumas controvérsias em relação à segurança para o indivíduo e eficácia na perda de peso a longo prazo. Certos estudos reportam que a adoção desta dieta pode contribuir para a perda de peso a curto prazo. Em contraste, outros estudos questionam se esta abordagem é saudável e eficaz a longo prazo.

    Deste lado, aconselhamos que, antes de iniciar qualquer dieta, fale com um profissional de saúde qualificado. Este, será o melhor meio para avaliar a adequação da dieta para si e para os seus objetivos.

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 1 Média: 5]