Os truques do vinagre que pode aplicar em casa

2309
Truques do vinagre
Truques do vinagre

Quando alguém está de mau-humor ou com cara feia, costuma a filosofia popular dizer que engoliu vinagre. Desde os tempos mais remotos que se sabe, que sob certas circunstâncias, o vinho azeda e se converte em vinagre, termo que forma a palavra – vinho agre. Nesta operação, desaparece o álcool e fica apenas ácido acético.

Mas se este líquido azedo, é ideal para temperar saladas e outros alimentos, muitas mais são as utilizações que lhe pode dar, na cozinha e nas pequenas coisas do dia-a-dia.

Se não vejamos algumas aplicações do vinagre:

Se quer que as batatas, ao cozer, não se desfaçam e ao mesmo tempo fiquem brancas, adicione um fio de vinagre à água da cozedura.

Ao fazer açúcar caramelizado, este não se vai pegar ou endurecer se lhe juntar um pouco de vinagre antes de o tirar do lume.

E para os ovos não se desfazerem quando os escalfar, faça esta operação com água avinagrada sem sal.

Se desejar um vinagre aromatizado, basta juntar as ervas aromáticas da sua preferência ao frasco de vinagre e deixar este fechado durante 2 a 3 semanas.

Ao bater as claras em castelo, adicione um fio de vinagre antes de as bater, para aumentar o volume.

E para os desastres que acontecem, como a comida pegada ao tacho, nada melhor do que deixar este ferver bastante tempo com um copo de vinagre.

Quando se preparar para limpar a casa, também não coloque de parte a garrafa com este líquido. Para limpar o mármore, basta esfregar este com um pano embebido em vinagre, e o mesmo serve para tirar o pó do vidros.

O fundo do ferro de passar fica limpo e brilhante se passar com um trapo embebido em vinagre.

Para eliminar os cheiros do congelador, limpe este com água quente envinagrada, e de vez em quando, desinfecte as cafeteiras eléctricas com uma solução de álcool puro e vinagre, deixando-a funcionar normalmente (sem café, é claro).

Aplicações na saúde

E como não podia deixar de ser, até na beleza este produto pode ser bastante útil.

Conseguirá cabelos brilhantes durante mais tempo se, depois de os lavar, os enxaguar com uma solução de água morna envinagrada.

Ainda pode acabar com os soluços se deixar derreter na boca açúcar com vinagre, e as inalações de vinagre quente, aliviam as dores de cabeça e constipações.

Nesta altura do ano, as picadas de insectos são uma constante, mas se aplicar vinagre puro sobre as picadas, vai aliviar a comichão.

Afinal, não é com vinagre que se apanham moscas, mas pode fazer-se muito mais.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]