Os mistérios da gordura escondida!

0
1384

As sardinhas e as nozes são muito saudáveis! E porquê? Porque contém gorduras boas – insaturadas, tal como o abacate, os óleos vegetais e o azeite. A banha, a manteiga, a entremeada devem ser consumidas com pouca frequência, pois fornecem muita gordura saturada. Aquela que aumenta o colesterol e faz mal ao coração.

Apesar de ser do conhecimento geral que a gordura é essencial à vida e que algumas nos fazem bem e outras mal, às vezes é difícil saber que tipo de gordura predomina em cada alimento. Mais uma tentativa? O que será que tem maior teor de gordura saturada (a má): uma costeleta de porco grelhada ou um bife de porco frito? O bife de porco frito tem muito menos gordura saturada do que a costeleta grelhada.

Confuso? A explicação é simples. Todos os alimentos têm, a cru, um teor (maior ou menor) de vitaminas, minerais, proteínas… e de gordura. Por essa razão, alguns alimentos fritos, que têm tão má fama, afinal têm menor teor de gordura saturada que outros alimentos quando grelhados. Outro exemplo? O entrecosto grelhado tem 5,1 g de gordura saturada*, os bifes do lombo fritos têm cerca de metade (2,6 g*).

Conhecer o teor de gordura saturada dos alimentos ajudá-lo-à a escolher a gordura de adição (a melhor de origem vegetal – óleos vegetais, azeite) seja quando faz um refogado, assado, cozido, frito ou grelhado.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]