Pratos com menos calorias

6190
Prato com menos calorias
Prato com menos calorias

Todos sabemos que o “bitoque” é o prato preferido das crianças. Mas também sabemos que o que assusta os pais é o excesso calorias e de gordura nas batatas fritas, certo?

Bitoque – E se lhe disser que entre um bife de vaca frito, uma dose de batatas fritas e um ovo estrelado, é o bife que realmente pode representar maior ingestão de gordura saturada? O bife, sendo de origem animal, contém 6,1g de gordura saturada por cada 100g*, a principal responsável pelo aumento do colesterol, enquanto a batata, de origem vegetal e frita em óleo vegetal, contém apenas 1,4g de gordura saturada*.

Para reduzir a quantidade de gordura saturada a ingerir, tem várias opções: Ou opta por acompanhar as batatas fritas com um bife de vaca grelhado e acrescentar uma salada convencional ou esparregado; Se quiser mesmo um bife frito, então prefira uma carne mais magra, como o peru ou o frango ou até mesmo a febra.

Alheira – Gosta de alheira de caça, mas sente um peso na consciência antes e depois de comer? Então, substitua a batata frita e o ovo estrelado, por batata cozida e grelos. No fundo, a refeição no seu todo será muito mais equilibrada, mantendo o prazer. Ou seja, mantém a alheira frita em óleo vegetal e aumenta o consumo de hortaliças ricas em fibra, vitaminas e minerais.

Pescada frita e arroz de tomate vs. Bacalhau à Gomes de Sá – Ambos têm valores de gordura saturada semelhantes (2,1g e 2,5g por porção) mas o processo de fritura da pescada é muito rápido e não ultrapassa os 170-180ºC, enquanto o bacalhau é assado a uma temperatura mais elevada (180-200ºC) e por mais tempo, potenciando uma maior absorção e degradação da gordura pelo que o prato de pescada frita é mais saudável.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]