O ABC das Vitaminas, saiba em que alimentos as pode encontrar

0
1271

Vitaminas para aqui, vitaminas para ali, mas a realidade é que muitas pessoas não sabem onde as encontrar! Descubra agora neste ABC das Vitaminas!

O ABC das vitaminas:

As vitaminas são fundamentais para a nossa existência saudável e equilibrada, mas a verdade é que todas elas devem ser consumidas, e não consumir-se umas em detrimento de outras. Não contendo calorias, as vitaminas são fundamentais para o nosso bem estar e desenvolvem em nós uma saúde equilibrada e correta.

Vitamina A – para a visão

Para a nossa visão, a vitamina A é a principal responsável. Cenouras, frutas vermelhas e verduras são as responsáveis para que a nossa capacidade visual esteja garantida, mas num âmbito mais amplo, a vitamina B, transformada em vitamina A nos produtos que anteriormente referimos, é possível ser facilmente assimilada pelo organismo em alimentos como o queijo, leite e manteiga.

No tomate, ovos, cenouras ou espinafres está também presente esta vitamina, mas neste leque de alimentos mais gordos, como a manteiga, leite, queijo, ou ovos, aconselha-se que o consumo seja mais moderado, a não ser que se opte por alimentos magros ou integrais. Na essência da vitamina A e B encontra-se o retinol e o caroteno, respectivamente.

Vitamina B

Porém, a vitamina B está dividida em inúmeras categorias. Assim, existe a vitamina B1, B2, B6, B9 e B12.

A primeira, a vitamina B1, encontra-se nos cereais, ervilhas, ovos e em alguns frutos secos, actuando no âmbito da componente nervosa do ser humano.

Para a função regularizada da nossa pele encontramos na nossa alimentação a vitamina B2. A carne, peixe e rebentos de soja são os produtos essenciais através dos quais você consome vitamina B2, mas não se esqueça que também o nosso organismo a produz.

A vitamina B6 está também implícita ao nosso sistema nervoso, e também ela está presente nas carnes, frutos secos, e cereais, mas esta vitamina torna-se até um pouco dispensável se a nossa alimentação for saudável.

Para as nossas células e glóbulos vermelhos é fundamental que consumamos vitamina B9. Esta é ingerida a partir do consumo de legumes, e a sua ausência pode ser muito preocupante, em especial se desencadear alguma doença, como é o caso da anemia.

Também para os glóbulos vermelhos a B12 é importante, e no peixe ou marisco ela está sempre presente.

Vitamina C

A famosa vitamina C está quase sempre presente nas verduras e muito raramente nas carnes. Alface, tomate, ervilhas, são os alimentos mais ricos em vitaminas C, assim como todos os citrinos. O seu consumo diário é muito importante para o organismo.

Vitamina D

Muito se tem falado em problemas nos ossos, e é na vitamina D que estão as mais valias que possibilitam uma calcificação óssea adequada. Ovos, peixe e marisco são os produtos obrigatórios para garantir a calcificação óssea.

Estas vitaminas são todas elas importantes para a nossa constituição e organismo, mas algumas delas necessitam ser ingeridas em maiores porções do que outras. Existem ainda aquelas que, pela sua importância, necessitam ser ingeridas diariamente.

A idade tem também um papel fundamental, pois o consumo de determinadas vitaminas varia consoante a fase da vida da pessoa, do seu desenvolvimento ou carências. O importante é fazer uma alimentação equilibrada, rica, e variada no ABC das vitaminas!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]