Leite: algumas dicas úteis de consumo deste alimento

0
1757
Leite: algumas dicas úteis
Leite: algumas dicas úteis

O Leite é a melhor fonte de cálcio, entre os alimentos naturais, o leite é aquele que possui uma maior concentração de cálcio, proteínas e vitaminas.

Leite é uma fonte de cálcio

O cálcio é um mineral essencial para a formação dos ossos até aos 25-30 anos. O organismo aproveita o cálcio do leite sem desperdícios, isto porque o cálcio possui uma forma química bem adaptada para ser absorvida. Complementarmente a lactose e a vitamina D deste alimento estimulam a absorção do mineral.

As proteínas do leite também são de alta qualidade, isto é, o leite contém todos os aminoácidos necessários para o ser humano.

O leite é uma boa fonte de vitamina A e de vitaminas B1 e B2:

  • A vitamina A age como um estímulo ao bom crescimento das crianças; protecção das doenças infecciosas e formação e manutenção da estrutura óssea.
  • A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é muito importante para a produção de energia, pela combustão dos alimentos.
  • A vitamina B2 (riboflavina) é boa “condutora” de nutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras).

Algumas dicas úteis para aplicar na sua cozinha, sempre que o leite lhe pregue uma partida:

  1. Antes de ferver o leite, enxague a leiteira com água fria e não enxugue. Assim, o leite não ficará colocado no alumínio, facilitando a lavagem da caixa.
  2. Para que o leite não fique com os outros odores, guarde-o sempre numa caixa tampada.
  3. Se colocar um pires virado com a boca para baixo dentro da leiteira, antes de levar ao fogão, o leite não transbordará quando estiver a ferver.
  4. Para poder evitar que o leite entorne, ao ferver, coloque uma colher dentro da leiteira.
  5. O leite coalhado é óptimo para ser usado em bolos.
Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]