Cuidados e benefícios dos frutos do mar

1630
Cuidados e benefícios dos frutos do mar
Cuidados e benefícios dos frutos do mar

Para os que apreciam os frutos do mar, como, camarões, mariscos, polvo, ostras e lula saibam que esses alimentos trazem muitos benefícios para a saúde, a lembrar que deve ter em conta a moderação e a frescura do produto.

Esses alimentos contêm zinco, um mineral poderoso para o cérebro e o sistema imunológico, exerce uma atividade antioxidante que ajuda a combater as inflamações. São excelentes fontes de proteínas que ajudam na formação e manutenção dos músculos e órgãos. Também são fontes de gorduras saturadas e insaturadas, como o ômega 3, óptimo para a saúde cardiovascular.

Cuidados a ter com os frutos do mar

Cuidados a ter com os frutos do mar

Os cuidados na hora do preparo

OSTRAS

Geralmente servidas frias, a utilizar apenas algumas gotas de limão para realçar o seu sabor.

LULAS, MEXILHÕES E CAMARÕES

Os mexilhões cozinham rápido e ficam ótimos com um pouco de manteiga, vinho, alho e salsa fresca, porém, é necessário remover aqueles que não abriram as conchas após cozimento.

No camarão retire as tripas com um palito de dente. E na lula, remova a pena (dura e transparente) que fica no interior, antes do preparo.

POLVOS

O polvo deve ser muito bem lavado para extrair a areia que pode ficar presa nas ventosas.

DICAS DE PREPARO:

Caldos preparados com casca de camarão ou espinhas de peixe, utilize cebola, salsa e alho-poró, para dar mais sabor.

Realce ainda mais os benefícios dos frutos do mar com ervas frescas como salsa, hortelã, tomilho, cebolinha e coentro.

Os cuidados na hora do consumo

Os frutos do mar estragam muito rápido, assim é fundamental escolher o local onde se come e se for preparar em casa, opte por bons fornecedores, com boas procedências.

DICA DE CONSUMO:

O aroma deve ser suave e lembrar o cheiro de mar. Se estiver forte demais, não compre, é um indicativo de que já estão a passar do ponto.

Enfim, se tomar os cuidados e as precauções devidas, basta desfrutar do sabor que os frutos do mar oferecem, os seus benefícios e bom apetite.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]