Para os que apreciam os frutos do mar, como, camarões, mariscos, polvo, ostras e lula saibam que esses alimentos trazem muitos benefícios para a saúde, a lembrar que deve ter em conta a moderação e a frescura do produto.
Esses alimentos contêm zinco, um mineral poderoso para o cérebro e o sistema imunológico, exerce uma atividade antioxidante que ajuda a combater as inflamações. São excelentes fontes de proteínas que ajudam na formação e manutenção dos músculos e órgãos. Também são fontes de gorduras saturadas e insaturadas, como o ômega 3, óptimo para a saúde cardiovascular.
Cuidados a ter com os frutos do mar


Os cuidados na hora do preparo
OSTRAS
Geralmente servidas frias, a utilizar apenas algumas gotas de limão para realçar o seu sabor.
LULAS, MEXILHÕES E CAMARÕES
Os mexilhões cozinham rápido e ficam ótimos com um pouco de manteiga, vinho, alho e salsa fresca, porém, é necessário remover aqueles que não abriram as conchas após cozimento.
No camarão retire as tripas com um palito de dente. E na lula, remova a pena (dura e transparente) que fica no interior, antes do preparo.
POLVOS
O polvo deve ser muito bem lavado para extrair a areia que pode ficar presa nas ventosas.
DICAS DE PREPARO:
Caldos preparados com casca de camarão ou espinhas de peixe, utilize cebola, salsa e alho-poró, para dar mais sabor.
Realce ainda mais os benefícios dos frutos do mar com ervas frescas como salsa, hortelã, tomilho, cebolinha e coentro.
Os cuidados na hora do consumo
Os frutos do mar estragam muito rápido, assim é fundamental escolher o local onde se come e se for preparar em casa, opte por bons fornecedores, com boas procedências.
DICA DE CONSUMO:
O aroma deve ser suave e lembrar o cheiro de mar. Se estiver forte demais, não compre, é um indicativo de que já estão a passar do ponto.
Enfim, se tomar os cuidados e as precauções devidas, basta desfrutar do sabor que os frutos do mar oferecem, os seus benefícios e bom apetite.