Como fazer maionese caseira, conheça todos os segredos

3301
Como fazer maionese

Tendo sido ao longo dos tempos um dos acompanhamentos mais famosos de todo o tipo de pratos, é altura de prestarmos uma pequena homenagem a um dos mais famosos molhos de sempre. Tem a palavra a maionese.

Origem da maionese

A origem do termo maionese tem a sua génese numa antiquisima palavra francesa ‘Moyeau’ que significa gema de ovo, porque este molho não é mais do que uma mistura entre gemas de ovos e óleo ou azeite.

A maionese é um dos melhores e mais importantes molhos da cozinha clássica.

Pode utilizar a maionese para acompanhar uma grande variedade de alimentos: desde ovos cozidos, vegetais cozidos como brócolos e espargos, tomates, peixe e camarão cozido, frango desfiado, etc.

Além disto, pode melhorar o sabor da maionese adicionando, por exemplo: ervas, outros molhos de tempero, alho esmagado, alcaparras picadas, ervas aromáticas, especiarias, etc.

Usado em milhares de pratos, pode acompanhar os mais requintados ou servir para misturar alguns restos e servir uma refeição de aproveitamentos.

Como fazer maionese caseira

Feito em casa é muito mais saborosa que a comprada pronta e basta para tal alguns minutos com uma varinha mágica e alguma paciência, porque a gordura tem de ser envolvida no creme de forma lenta.

Depois de feita, não pode ficar mais de uma hora fora do frigorífico, e deve ser colocada em recipiente fechado.

Para obter uma mistura perfeita, o óleo precisa estar à temperatura ambiente, nunca gelado e a primeira porção de gordura precisa de ser incorporado vagarosamente.

Quando a maionese não se formar, existem duas causas possíveis:
  • ou o óleo estava muito frio
  • ou foi adicionado de forma muito rápida.

Não desespere porque ainda há salvação:

  • Coloque a mistura numa tigela limpa, coloque dentro uma gema de ovo, ou uma colher (chá) de vinagre ou ainda uma colher (chá) de mostarda.
  • Adicione 1 colher (sopa) da mistura de ‘tentativa de maionese’ e misture bem.
  • Continue a adicionar, aos poucos, uma colher de sopa de maionese de cada vez, mexendo até ficar homogénea após cada adição.
  • Quando a emulsão começar a ficar firme, pode adicionar o resto mais rapidamente.

O sabor da maionese depende dos produtos utilizados na sua confecção sendo o azeite o que melhor sabor lhe confere mas se pretender uma maionese mais leve, substitua o azeite por iogurte. Se desejar um sabor mais avinagrado, adicione uma colher (chá) de mostarda de Dijon, ou adicione ketchup e obterá o molho rosa usado para temperar o cocktail de camarão.

Maionese aromatizada

Aromatizando a maionese com alho e açafrão, irá obter um rouille, molho espesso e picante, ideal para servir com pão torrado e acompanhado por uma sopa de peixe. Se desejar algo mais doce, existe mesmo uma receita de bolo de maionese, mais uma virtude a acrescentar a este molho tão especial.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]