Aprenda a mastigar para se manter em forma

2062
Aprenda a mastigar
Aprenda a mastigar

Quer esteja a comer uma sopa, um bife, um Bacalhau à Brás, existem regras ao mastigar que devem ser seguidas sagradamente. Isto, claro, se quer continuar a manter a linha!

Regras ao mastigar

Hoje em dia, as pessoas preocupam-se um pouco mais com o que comem, mas existem ainda algumas arestas que é necessário limar. Em primeiro lugar, à que escolher o prato adequado para si, consoante as suas necessidades, e em segundo lugar, aprender a mastigar os alimentos de forma correcta.

Não basta seguir uma dieta, emagrecer, e pronto, fica tudo bem. Não!

É fundamental ter cuidado com a dieta que se está a fazer, porque o corpo precisa sempre de todos os elementos das classes alimentares, embora com regras, e é imprescindível fazer exercício físico.

Mas, e depois de chegar ao peso que pretende, desde que o mesmo se adeque à sua estrutura e tamanho, então estabilize-o regularizando a alimentação.

Tudo isto é aquilo que qualquer pessoa deseja conseguir, principalmente nesta altura em que o Verão está quase a bater-lhe à porta. Porém, há pequenos truques que servem para ‘enganar’ o estômago.

Mastigar, por exemplo, é uma das tais coisas que deve ser feita o mais vagarosamente possível.

Comer muito rápido só vai fazer com que se sinta sempre com fome, aumentando de peso, e podendo correr o risco de sofrer algum problema mais grave devido à quantidade de comida ingerida na altura.

Aprenda a comer sem pressa!

Mastigando calmamente e saboreando os alimentos, dizem algumas culturas, que pode ser a forma para conseguir manter sempre o mesmo peso ou até mesmo emagrecer, dado que quanto mais tempo leva a comer mais lhe parece que o seu estômago está cheio. Porém, na realidade, o estômago não está cheio, mas sim com a quantidade recomendada.

Comer muito rápido prejudica

E muito, a realização da digestão, mas para as pessoas que já são fortes ou têm peso a mais comer muito depressa vai aumentar ainda mais os seus quilos.

Óbvio que a tendência de que há pouco falávamos de emagrecer, caso coma devagar, não vai surtir um efeito muito verificável se estiver a comer um prato com batatas fritas cobertas de molho, uma costeleta de porco frita, muito pão, e um sumo gaseificado.

E, se em cima ainda optar por um daqueles doces que a deixam sempre com água na boca, então esqueça a tendência para o emagrecimento. Bem, se for uma vez de quando em quando não tem problema algum!

O que acontece é que os alimentos mal mastigados acabam por ser absorvidos mais rapidamente pelo organismo, verificando-se mais tarde o dito aumento de peso da pessoa.

O intestino delgado é a zona que faz a seleção dos alimentos que devem ou não ser aproveitados pelo organismo, mas como os próprios alimentos chegam a essa área mal mastigados o intestino acaba por selecionar uma porção maior do que a que devia.

Outro conselho: nunca coma muito à noite.

Desde o momento em que a noite cai o organismo tem tendência para assimilar e guardar mais os alimentos, dificultando ainda mais a digestão e o equilíbrio do seu peso na balança.

Assim, coma devagar, em poucas porções, e diversas vezes ao dia. À noite, coma o mais leve que conseguir, coisas preferencialmente com pouco gordura, e após comer não se vá de imediato deitar.

Quanto mais tempo levar a comer, maior será o período de tempo que o cérebro tem para avisar o estômago de que está saciado.

Se estiver a comer sempre à pressa, isso só vai acontecer tarde de mais, quando já estiver completamente a rebentar.

Truque para comer mais devagar

Se é uma das pessoas que come muito depressa faça o seguinte: sempre que levar uma colherada ou garfada à boca descanse em seguida os talheres no prato. Só quando os alimentos já estiverem bem mastigados é que pode voltar a pegar nos talheres.

A seguir repita sempre este processo, e verá que come mais devagar e em menos quantidades.

Outra pequena dica: não beba líquidos à refeição.

De preferência beba água antes da refeição, cerca de 15 a 30 minutos antes, pois assim, dar-lhe-á a sensação que não tem tanta fome. Lógico que se beber apenas um copo de água isso não lhe fará mal nenhum.

A solução é moderar! Se perder a cabeça uma ou outra vez descanse que com algum esforço tudo volta ao normal, e não é por isso que se registam grandes mudanças na balança!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]