Saladas para o Verão

0
1986

Neste Verão ponha de parte as gorduras, o pão, doces e fritos. De uma vez por todas, dedique-se à fruta e às saladas. Esta é a tónica de um corpo esbelto para o Verão.

Existem tentações naturais do ser humano, como devorar um bom cozido à portuguesa ou uma pizza com todos os ingredientes a que tem direito. Mas, estas pequenas-grandes tentações devem ser esporádicas e nunca permita que as mesmas caiam na sua rotina alimentar. Pelo menos, e se quer aquele biquíni que viu na loja ao lado da sua casa, terá que se esforçar e agarrar o que de mais saudável tem na sua alimentação.

De facto você pode cair em excessos, mas apenas moderadamente. As coisas devem ser digeridas nas quantias certas, sem que comecem a fazer parte da sua alimentação diária, e assim pode comer um pouco de tudo. Aliás o próprio corpo humano precisa não só de fruta, legumes, peixe e carne como também de doces, pão e açúcar. Mas, sempre sem nunca abusar e comendo um pouco de tudo.

As saladas constituem um dos pratos base para este Verão, porque além de não fazerem nada mal para aumentar o seu peso são um daqueles pratos frescos e que lhe darão um enorme prazer devorar. O principal é ter uma imaginação fértil para que as saladas não venham a cair nos típicos ingredientes: alface, tomate e cebola. Aproveite para juntar cenoura, rabanetes, queijo, fiambre, atum, frango ou salmão, ou então junte à sua salada aquilo que acha que pode satisfazê-la. Pode misturar os mais variados ingredientes e ficará com uma refeição muito rica.

À sua salada pode juntar, em vez do típico azeite, molho de iogurte, de mostarda ou perfumá-la de azeite aromatizado. A qualquer instante pode comer uma salada, mas se quer comer menos à refeição, aproveite para digeri-la antes da mesma. Assim, enganará o estômago e depois já não terá muita fome à refeição. Se a sua salada for a sua refeição na totalidade, esta deverá ser constituída de arroz, massas, legumes, frutos, carne, ovos ou peixe. O importante é ter um pouco de tudo na sua refeição para lhe conferir forças e energia.

As saladas devem ser o mais variadas possíveis, não só para o seu organismo como também para que se possa deliciar saudavelmente. A apresentação das saladas é um ponto também muito importante, pois os ingredientes não devem estar esmagados ou partidos conferindo um aspecto negativo ao prato. Pode decorá-las e enfeitá-las de forma original, sempre primando pela mais nobre apresentação.

Quentes ou frias, as saladas são sempre uma boa opção aos pratos tradicionais de comida pesada e cheia de gorduras. Alimente-se o melhor possível e de forma equilibrada, mas sem nunca esquecer outras refeições leves e saudáveis como é o caso dos grelhados. Coma muita fruta e beba muita água para não ficar desidratada com o calor desta época.

Ponha já a sua imaginação a funcionar e vá pensando numa salada diversificada que irá oferecer aos seus amigos, cheia de nutrientes e de alimentos ricos. Doces, gorduras e fritos nem pensar, senão aquele biquíni não vai fazer sensação no seu corpo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]