O Primeiro Passo do Dia

2073

Indispensável após uma noite de sono, o pequeno almoço compensa o organismo, fornecendo-lhe as primeiras energias do dia, ao mesmo tempo que evita a debilidade física.

Nunca abdique de um bom pequeno almoço logo ao levantar, porque no final de uma noite de sono, mais ou menos bem dormida, o organismo esgotou as reservas de nutrientes e energia de que dispunha, uma vez que mesmo em repouso o corpo continua a consumir energia e a necessitar de proteínas, vitaminas e minerais.

Ao consumir um pequeno almoço insuficiente ou optando pelo jejum, estamos apenas a prejudicar a saúde e não a proporcionar emagrecimento. Com esta atitude, a falta de vitalidade e a diminuição de concentração é visível a meio da manhã. Para compensar o almoço ou o jantar será demasiado copioso, o que irá favorecer a acumulação de gordura.

O pequeno almoço deve representar cerca de 20 a 25% da energia fornecida pelos alimentos consumidos durante o dia e deve fornecer os nutrientes necessários, sendo ao mesmo tempo atraente e dando satisfação. A refeição deve ser planeada como as restantes ao longo do dia, e deve ter a duração mínima de 15 minutos, decorridos num ambiente calmo e tranquilo, embora alegre para começar da melhor forma o seu dia.

A imaginação será o seu melhor aliado e a única regra é variar. Não devem faltar frutos, laticínios, cereais, um fornecedor de proteínas de reduzido teor de gordura e uma pequena porção de margarina ou creme para barrar, com baixo teor de gordura mas rica em polinsaturados.

Se tem pouco apetite ao sair da cama ou não consegue mesmo comer nada, experimente beber um copo de água morna ao deitar e outro 15 minutos antes do pequeno almoço, que pode ser substituído por uma infusão de camomila, lucia-lima ou hipericão, ou ainda um copo de sumo de citrinos. A falta de apetite de manhã pode dever-se a hábitos alimentares pouco higiénicos, como o consumo reduzido de vegetais e de fruta, beber pouca água ou mal estar digestivo por esvaziamento lento da vesícula biliar.

O pequeno almoço deve ser tomado entre as 7h00 e as 8h00, contendo todos os nutrientes, em especial os energéticos, a que se deve seguir uma refeição mais ligeira a meio da manhã, contendo alguma energia e muitas fibras alimentares.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]