Kefir, conheça os seus benefícios e o seu modo de preparação

2776
Benefícios do Kefir
Benefícios do Kefir

O Kefir vem a conquistar seu espaço e ultimamente tem vindo a ganhar popularidade, porém, surgiu há séculos. Ele é um probiótico e com inúmeras ações benéficas para o organismo, possui um sabor levemente azedo e refrescante.

O que é KEFIR

É produzido a partir da ação dos microrganismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. O termo kefir vem do eslavo ‘keif’, que significa bem-estar ou bem viver”.

Benefícios do KEFIR

Ajuda na restauração intestinal, é benéfico nos casos de alergias alimentares, auxilia na perda de peso, aumenta a imunidade, melhora a densidade óssea, combate alergias, melhora a digestão da lactose, entre outros benefícios.

Como conseguir o KEFIR

É preciso ter algum conhecido que já tenha a colônia de kefir. A pessoa doa um punhado de grãos e o kefir vai se multiplicar no leite ou na água, dessa forma você também poderá ser um doador e presentear quem quiser. Foi por meio das doações que o kefir se difundiu pelo mundo.

Como preparar o KEFIR?

Como preparar o Kefir

Veja abaixo o passo a passo para preparar o kefir:

Na proporção equivalente: 1 colher de sopa de kefir para 300ml de água ou leite – preferencialmente leite orgânico ou vegetal.

No kefir de água, acrescentar ¼ de chávena de açúcar mascavo na proporção acima. Quanto mais grãos, mais rápida a fermentação. Manter em ambiente fresco, com temperatura em torno dos 20ºC e cobrir o recipiente com papel filme ou papel toalha (fazer furinhos para permitir a passagem de ar), para evitar contaminação.

Descansar no mínimo 6 horas (dias frios podem levar mais tempo) e no máximo 72h. Quando o líquido estiver mais denso, pode-se coar.

Os grãos coados podem voltar ao processo após serem bem lavados em água corrente, para nova produção.

O líquido coado é reservado e vai ao frigorífico por mais algumas horas para depois ser consumido.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]