7 dicas para decorar o quarto das crianças

1918
7 dicas para decorar o quarto das crianças
7 dicas para decorar o quarto das crianças

Quando se fala do quarto das crianças, a maioria dos profissionais pensa, antes de mais nada, na parte lúdica deste projeto, já que o quarto de uma criança precisa de ter estímulos e ser divertido, para que as crianças possam aliar a diversão e o adquirir de novos conhecimentos sobre o mundo que os rodeia.

Decorar o quarto das crianças

Para além disso, outro aspeto fundamental é a praticidade, devendo o quarto ter espaço para as brincadeiras e locais próprios para arrumar brinquedos e ter uma área de estudos. Siga estas dicas do Habitissimo para criar um ambiente que as crianças vão adorar!

Escolha uma cama de beliche

Esta é uma opção muito indicada para multiplicar o espaço que tem disponível no quarto das crianças, especialmente se dormirem várias crianças no mesmo local.

Decorar o quarto das crianças - beliches
Decorar o quarto das crianças – beliches Delunaresynaranjas

O beliche torna o ambiente mais organizado e confortável para todos, dando também espaço a que haja uma área de brincadeiras ou de estudo.

Pode encontrar vários tipos de beliche, que vão do mais simples e clássicos, com duas camas uma sobre a outra, ou escolher um modelo mais criativo e moderno.

Ter um beliche feito sob medida permite também que você aproveite o espaço da melhor forma e potencialize o móvel ao máximo, adicionando-lhe gavetas, secretárias ou prateleiras a seu gosto.

Torne as paredes mais apelativas

Utilize papéis de parede com padrões diferentes ou crie pinturas únicas no quarto das suas crianças.

Decoração de paredes
Decoração de paredes

Basta pesquisar um pouco e encontrará inúmeras opções no mercado, desde tintas a adesivos, passando até por tecidos de diferentes padrões e estampas, que pode usar para dar um ar colorido a um quarto infantil.

O quarto do exemplo foi desenvolvido para trazer diversidade e alegria ao espaço, dando ao mesmo tempo um toque lúdico ao local. Também foram colocados adesivos especiais, tornando o quarto um espaço que pode ser usado por crianças independentemente do sexo.

Escolha móveis úteis

Quando estiver a escolher mobiliário para o quarto das crianças, leve em consideração todo o espaço que tem disponível, para melhor aproveitar o ambiente. Móveis feitos à medida podem ser bastante úteis, garantindo que há um espaço bem delimitado para dormir, brincar, estudar e ter tudo organizado.

Utilize móveis úteis - Viva Decor

Por isso, secretárias, gavetas e prateleiras são sempre muito bem-vindas nestes espaços infantis, permitindo que a criança consiga ter tudo bem organizado e disponível para utilizarem quando precisam!

Aposte em nichos e prateleiras

Para além de serem práticos, os nichos e prateleiras são um aliado perfeito na hora de organizar tudo, desde guardar brinquedos e fotos até disporem objetos decorativos.

Aposte em nichos e recantos - Diário de Canoa
Aposte em nichos e recantos – Diário de Canoa

São também versáteis, podendo ser colocados em qualquer local do quarto, podendo ser embutidos, empilhados ou simplesmente fixados à parede.

Seja qual for a sua forma de colocação, trarão sempre um toque diferente e especial à decoração do espaço.

No que toca ao tipo de material, estes nichos podem ser de madeira ou de MDF, e são fabricados em diferentes formatos e cores, para que os possa adaptar ao ambiente escolhido sem problemas.

Pense na iluminação

Tal como acontece em qualquer outro projeto, a iluminação é muito importante e deve ser levada em consideração quando cria o ambiente do quarto infantil.

Pense na iluminação - Menina de atitude
Pense na iluminação – Menina de atitude

O espaço deve ser claro, contando com bastante iluminação natural. Não se esqueça das cortinas, da iluminação de teto e de luzes indiretas para conseguir um ambiente mais relaxante.

Por exemplo, num quarto de bebé, a iluminação direta pode muitas vezes incomodar, já que a criança passa muito tempo deitada diretamente sob as luzes.

Luzes indiretas irão trazer uma maior sensação de conforto e evitar que a luz fique diretamente nos olhos do bebé.

Um recanto de leitura

Se os seus filhos gostam de ler, pode incentivar ainda mais a leitura, criando um espaço reservado para esse efeito.

Um recante de leitura - Carmen Dormit
Um recante de leitura – Carmen Dormit

Ao criar um recanto de leitura, os livros ficam mais à mão e disponíveis para as crianças, não esquecendo também de colocar um banco ou pufe confortável para poderem ler à vontade. Escolha um espaço perto da janela para este efeito, de modo a que a luz natural traga mais conforto à leitura.

Um espaço para dormir e brincar

Se o quarto do seu filho tem bastante espaço, pode transformá-lo num local dois em um, perfeito para brincar e dormir.

7 dicas para decorar o quarto das crianças
7 dicas para decorar o quarto das crianças

No exemplo apresentado, pode-se ver mobiliário feito por medida, que se adapta muito bem ao espaço, e onde se aproveitou para construir uma mezanine ideal para brincadeiras, com direito a escorrega e tudo. Na parte de baixo, há também lugar para a organização, com prateleiras ideais para guardar livros e brinquedos.

Esperamos que estas ideias de decoração do quarto das crianças lhe tenham servido de inspiração e o ajudem a criar um ambiente divertido e especial no quarto dos seus filhos!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]