As crianças e o consumo de peixe

    3030
    Crianças e o consumo de peixe
    Crianças e o consumo de peixe

    Ajude a proteger o sistema imunitário dos mais novos com uma alimentação saudável e à base de peixe.

    Sabia que o peixe é rico num antioxidante fortíssimo? O selénio é um antioxidante essencial para fortalecer o sistema imunitário dos seus filhos A ingestão de selénio tem um papel importante no bom funcionamento do sistema imunitário, evitando gripes, infecções e viroses sazonais.

    Vai ser um ano de desafios e por isso é preciso estarmos preparados. A nível de saúde, vai ser um ano de aposta numa alimentação correcta à base de nutrientes, vitaminas e minerais que nos ajudem a reforçar o nosso sistema imunitário, de forma a nos mantermos saudáveis e evitarmos, principalmente, as doenças sazonais.

    O selénio tem várias funções no organismo, incluindo o papel importante como antioxidante. É um constituinte de enzimas de protecção e ajuda na formação do enzima glutationa peroxidase, que é uma substância essencial no mecanismo de defesa.

    Segundo a Drª Mónica Pitta Grós, Dietista do Hospital Dona Estefânia, “Uma alimentação rica em selénio tem um papel essecial no bom funcionamento do sistema imunitário, protegendo o organismo de gripes, infecções e viroses sazonais.” O selénio é encontrado naturalmente nos alimentos de origem animal como peixe, carne, e produtos lácteos, em alguns cereais e frutos oleaginosos.

    O peixe contém substancialmente maiores concentrações de selénio do que a carne e é considerado uma das maiores fontes dietéticas deste nutriente. Por este motivo é de extrema importância introduzir o peixe na alimentação infantil, favorecendo assim um excelente desenvolvimento e manutenção do sistema imunitário. A Associação Portuguesa de Dietistas recomenda o consumo de peixe no mínimo duas vezes por semana.

    A Drª Mónica Pitta Grós, Dietista do Hospital Dona Estefânia, refere ainda que “quando existe um deficit na ingestão de selénio é observada uma maior produção de substâncias pro-inflamatórias pelo organismo. Assim o sistema imunitário fica sobrecarregado e mais debilitado. Por esta razão, não descure a alimentação dos mais novos. Dê-lhes uma alimentação variada e aposte principalmente no peixe.

    Ano Novo, vida nova…mais saudável!

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 0 Média: 0]