Açaí ? Quais os benefícios desta fruta exótica milagrosa

0
1272
Bagas de açaí
Bagas de açaí

Açaí – Euterpe oleracea – é uma pequena baga roxa, rica em nutrientes e propriedades benéficas para a nossa saúde. A palavra “açaí” significa “fruto que chora”, ou “fruto que expele água”.

Origem do Açaí

Oriunda da Amazónia, a palmeira de açaí pode chegar a 20 metros de altura e têm, pelo menos, 22 utilizações diferentes, desde o fruto (alimentação), folhas ( produção de bolsas, redes ou sacos), até às sementes (óleos ou fertilizante) e aos ramos (para fazer telhados).

Estas pequenas bagas são ricas em lípidos (9% do peso da polpa fresca), fibras, fitoesteróis, antioxidantes (como as antocianinas), cálcio, fósforo, ferro, tiamina, vitaminas A e C e tocoferóis.

Quais os seus principais benefícios?

  • Previne o envelhecimento: devido às suas propriedades antioxidantes.
  • Fortalece o sistema imunitário: por ser rico em vitamina C, ômega-9 e anticitocinas.
  • Melhora o sistema cardiovascular: ajuda na diminuição e no equilíbrio dos níveis de colesterol
  • Melhora o funcionamento intestinal: devido à presença de fibras.
  • É uma fonte de energia: ajuda a diminuir a fadiga e a exaustão muscular;
  • Previne a anemia: devido à presença de ferro.

Como consumir esta baga?

Existe uma diversidade de formas de consumir a polpa deste fruto, desde batidos a papas. As mais comuns são as taças de açaí ou bowls de açaí, porque para além de visualmente apetitosas, são muito nutritivas e podem ser feitas com os ingredientes que quisermos.

Taça de açaí

Também é muito frequente encontrar gelados e sobremesas de açaí, pois com o sabor pouco doce torna-se fácil de combinar com alimentos mais doces, como o mel ou a banana.

Existem ainda o pó liofilizado (que pode ser adicionado a bebidas, batidos, cereais, iogurtes, confeção de bolos, etc.), suplementos e até em produtos cosméticos.

3 receitas fáceis para experimentar em casa:

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]