Flor de chá, conheça melhor o exotismo e beleza deste chá

0
70

A flor de chá, é um chá artesanal, produzido nos jardins remotos do sudoeste de Yunnan (perto da fronteira com o Laos e Vietnam). A sua invenção data de 1995, quando um agricultor experimentou coser folhas de chá e flores numa composição harmoniosa.

Flor de Chá

Com a forma de pequenos casulos, este chá, é conhecido na China como “casulo de dragão”.
O chá usado é, geralmente, verde mas também pode ser preto, amarelo, branco ou vermelho. Antes de ser cosido, o chá pode ser perfumado com jasmim, para obter um sabor mais floral.

As folhas de chá são apanhadas de madrugada e, enquanto húmidas, são espalmadas e cosidas com fio de algodão em várias formas, ao redor das composições de flores. Dependendo da forma e da complexidade do design, um casulo deste chá leva entre 1 a 10 minutos a coser.

Enquanto ainda húmidas, as folhas de chá vão tomando a forma de um casulo, passando depois pelo processo normal de secagem, oxidação e cosedura, sendo depois embaladas individualmente.

Quando submersos em água a ferver, os casulos, expandem lentamente as folhas simulando o processo do desabrochar de uma flor.

A maioria, se não todos os chás deste tipo provêm da China, apesar disso, é um chá com muito pouca procura interna, essencialmente ligado à exportação, em especial para o Japão, EUA e Europa onde são muito apreciados pelo seu exotismo e beleza.

Como fazer um chá de uma flor de chá

  • Coloque a flor de chá num bule, preferencialmente num bule de vidro, para puder admirar o desabrochar da sua flor
  • Deite a água a ferver sobre a flor. Nesta altura as flores do chá começam a abrir e a flor do chá começa lentamente a desabrochar.
  • A flor demora cerca de 2 a 3 minutos para abrir totalmente.
  • Depois de beber o primeiro bule, a flor, deverá ser retirada de imediato, para puder preparar mais 1 ou 2 bules de chá, com uma capacidade de 500 ml.
  • O tempo de infusão da flor na segunda preparação deverá ser superior á primeira.

Conheça também a história milenar do chá.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]