Viver Bem com os Alimentos

1876
Alimentação equilibrada
Alimentação equilibrada

Não necessita de se sentir totalmente aprisionada com essa dieta, até porque não vai conseguir mantê-la para o resto da sua vida. O truque é seguir uma alimentação equilibrada!

Do que lhe adianta cortar com o pão, as batatas, fritos, os doces, se daqui a algum tempo vai ter que desistir dessa dieta? Sim, porque a paciência esgota-se e quando o Verão terminar o mais certo é voltar à carga nos seus desvairos. Assim, saiba que não é preciso fazer aquela dieta rigorosa que viu na revista da semana passada. Basta apenas comer bem, moderadamente, muitas vezes ao dia, de tudo um pouco, sem abusar nas gorduras e doces, e fazer exercício físico. Vai ver que fica como nova!

Se há alimentos aos quais temos que colocar alguns limites outros, porém, não necessitam de grandes controlos pois os seus benefícios são amplos. É o caso da fruta, alimento que deve ser consumido, no mínimo, duas vezes por dia, e que é um excelente transporte de vitaminas e antioxidantes. Comer fruta todos os dias é muito importante para o seu organismo, independentemente da hora a que a digira. Uma peça logo pela manhã vai fazer-lhe um bem impressionante.

Um dos truques para comer correctamente é comer de tudo um pouco. Não opte por comer duas refeições de carne e acompanhá-las ambas com batatas, regadas com um ou dois copos de vinho. As consequências vão ser evidentes caso venha a optar por uma alimentação deste género, sem qualquer cuidado na pré selecção e diversidade dos alimentos. Tente comer sempre muitos vegetais e peixe, mas também não abomine de vez com as batatas, carne ou com o arroz. No entanto, há prioridades a serem cumpridas! Aprenda que todos os alimentos são importantes, simplesmente há uns mais dispensáveis que outros.

Além de todos os contributos que o peixe oferece, é ainda preponderante referir o papel do consumo do peixe na prevenção de doenças cardiovasculares. Se fizer algumas refeições de peixe por semana, cerca de quatro, acredite que a prevenção de ataques cardiovasculares já estará a ser iniciada. Mas atenção, não viva só de peixe, pois a carne também tem as suas vantagens. No entanto, opte por carnes magras, como o peru ou o frango.

Os vegetais são indispensáveis para uma alimentação saudável, conservando neles inúmeras vantagens para o seu organismo. Em sopas, saladas ou cozidos, juntamente com peixe ou com outro alimento, os vegetais são primordiais para assegurar um corpo forte e são. Aliás, não é por acaso que cada vez mais pessoas se rendem às mais valias dos vegetais, sendo o grupo de vegetarianos cada vez maior um pouco por todo o mundo. Ainda assim, e tendo os vegetais muitos nutrientes, prefira-os crus ou na sopa, pois os vegetais cozidos irão perder muitas das qualidades de nutrição que os caracterizam.

Existem pequenas coisas que pode fazer para alterar os seus hábitos alimentares. E, essas pequenas mudanças, podem ser o passaporte para melhorar a sua saúde. Beba muita água durante o dia, reduza substancialmente o sal, e no chá ou café opte por colocar adoçante em vez de açúcar. Uma ou outra extravagância é permitida nos doces, mas apenas esporadicamente. Cortar de vez com o açúcar e doces também não é saudável, mas consuma-os apenas em quantidades muito reduzidas e só muito de vez em quando. Prefira o peixe e as aves, em vez do porco ou da vaca, e opte por massas, pão, ou arroz, mas sempre integrais.

Além destes cuidados, é ainda aconselhável reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cortar de vez com o tabaco. Na sua alimentação pode abusar de duas coisas, sem qualquer restrição: fruta e legumes. Por isso, e em vez de ir ao frigorífico comer aquele docinho que alguém fez, coma antes uma peça de fruta. Alimenta mais e não trás problemas alguns. Aprenda a controlar-se e a fazer uma alimentação o mais variada possível, não cometendo exageros, mantendo alguns cuidados, e abusando das frutas e legumes.

Para complementar o cenário, pratique um exercício físico. Três dias da semana a fazer um pouco de exercício é o ideal para equilibrar o seu corpo e balança. Comece a respirar saúde hoje mesmo!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]