Manteiga: truques de conservação e utilização

0
2013

A manteiga é um produto derivado do leite, batido até se transformar em creme, pode ser usada diretamente para barrar fatias de pão ou bolachas, ou ainda para cozinhar.

Deve ser conservada e utilizada na nossa casa com alguma atenção para que a sua qualidade não se altere, assim partilhamos consigo alguns truques para  uma boa conservação e utilização em sua casa.

Manteiga

  • Para amolecer, encha uma tigela com água quente. Depois, esvazie a tigela e vire ainda quente, sobre a manteiga. Assim, ela amolecerá sem derreter.
  • Retire a manteiga da embalagem, coloque num recipiente e cubra com água. Depois, coloque uma colher de sobremesa de sal, na água e leve ao frigorífico. Deste modo irá conservar-se fresca por muito mais tempo.
  • Se numa receita estiver indicado 1/3 de uma chávena, meça da seguinte forma: coloque 2/3 de água numa chávena e vá adicionando a manteiga ou margarina, aos pedaços, até que a água chegue ao cimo da chávena, isso significa que já tem a quantidade certa.
  • Ao fazer refogados, experimente trocar a manteiga comum por esta, aromatizada: misture 100 gramas de manteiga com a casca ralada de meio limão e duas colheres de sopa de ervas secas. Pode guardá-la no frigorífico durante pelo menos dois meses.
  • Ao aquecer a manteiga para fritar ou refogar, evite que ela queime,  adicione algumas gotas de óleo na frigideira.
  • Adicione uma pequena quantidade á massa da panqueca. Assim, não precisará de colocar óleo na frigideira cada vez que colocar a massa da panqueca a fritar.

Se ter sempre disponível manteiga caseira fresquinha, for para si uma ideia atraente, aqui fica a receita de como pode prepará-la a seu gosto de um modo fácil e em 5 minutos:

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]