Temperos: dicas de conservação e dosagem

3270
Temperos: conservação e dosagem
Temperos: conservação e dosagem

Os temperos dão vida aos seus pratos, utilize-os na dosagem certa, para não estragar os seus pratos com excesso de sabor.

Temperos: conservação e dosagem

Dicas para temperos

Aproveite as sobras de vinho e de cerveja para temperar a carne assada na panela de pressão. O vinho poderá ser usado na própria vinha-d’alhos, e a cerveja despejada na panela, depois da carne estar dourada de ambos os lados.

Para dar um sabor especial ao frango e ao carneiro, espalhe um pouco de alecrim antes de grelhar ou assar.

Se não tiver ketchup, substitua por uma mistura de puré de tomate, uma chávena de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Para aproveitar a mostarda ressequida, adicione algumas gotas de azeite, um pouco de vinagre e uma pitada de sal.

Sabor picante

  • Para dar um sabor picante, igual ao da pimenta, a sopas e molhos, acrescente um pedaço de gengibre. Retire na hora de servir.
  • Se a comida ficar muito picante, adicione uma colher de chá de açúcar.

Temperar saladas

  • Para dar um maior sabor a saladas, esfregue na saladeira um dente de alho.
  • Se quiser saber se a salada está temperada a gosto, experimente o tomate, pois ele dá mais tempero que as outras verduras e legumes.
  • Para fazer um bom tempero para saladas, dissolva o sal num pouco de água quente e acrescente vinagre ou sumo de limão e depois uma quantidade igual de azeite.

Vinagre

  • Para obter um vinagre doce como o original francês, junte ao vinagre comum uma maçã descascada cortada em pedaços e deixe num frasco tapado por vinte e quatro horas. Em seguida, é só coar.
  • O vinho azedo pode ser aproveitado como vinagre.
  • Se colocar vinagre demais na salada, misture ao tempero uma colher de sopa de leite crú e uma pitada de açúcar.

Como manter fresco

Conservar a salsa fresca

  • Para conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte fino. Depois, guarde a salsa num frasco, coberta com óleo.
  • A salsa poderá ser conservada sempre fresca até três semanas. Para isso, lave, escorra-a bem, coloque dentro de um frasco tampado e guarde no frigorífico.

Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde no frigorífico.

Para refrescar o vinho mais rapidamente, envolva a garrafa numa flanela molhada com água gelada. Em segundos o vinho ficará na temperatura ideal.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]