O sal é um dos produtos naturais mais utilizados em toda a história e uma das matérias primas que mais procura tem na área industrial. E agora pode usar na sua cozinha um sal ainda mais puro: a flor de sal.
A Flor de sal na culinária
Pode não saber mas o sal, para além do tempero na comida e conservação de alimentos é também utilizado na curtição de peles, produção de vidro, borracha, papel, cosméticos, baterias, colas, explosivos e muitos outros.
E na alimentação, onde é mais usado e conhecido o sal é indispensável. Quem não se recorda daquela história contada pelas nossas avós da princesa que caiu em desgraça ao dizer ao rei, seu pai, que o amava tanto como o sal da comida?
Mas trata-se de um produto indispensável, também é certo que pode trazer problemas de saúde e nem sempre os produtos que se compram são os mais adequados e encontram-se nas melhores condições.
Origem da flor de sal
Muitas são as qualidades que a Flor de Sal. apresenta, começando pelo processo com que é recolhido nas salinas.
A recolha é feita diariamente nos dias mais quentes quando, nas salinas tradicionais, se forma uma película de cristais, a flor de sal, também conhecido por nata ou coalho de sal, cristais que são depois secos ao sol. Desta forma obtém-se um produto de qualidade, pequenos cristais de sal – micro cristais, numa massa branca e cristalina.
Este sal pode servir para substituir até o sal refinado e é aconselhável ser utilizado após a confecção dos alimentos e a sua concentração permite o uso em menores quantidades.
A flor de sal é seca ao sol sem qualquer outro tipo de processamento e é embalado diretamente, ao contrário do que acontece com o sal marinho de consumo, que passa por um processo de lavagem, centrifugado e seco pelo calor da combustão, moído e crivado e pode ainda estar sujeito a processos de branqueamento químicos.
Conheça também as características dos diferentes tipos de sal disponibilizados nos espaços comercias.
Experimente algumas receitas com flor de sal






ou descubra muitas outras sugestões nas nossas receitas.