Banana, os benefícios do consumo desta fruta na alimentação

5069
Banana
Banana

Carmen Miranda não a dispensava no seu chapéu de baiana, devido ao seu exotismo.  A banana é o símbolo dos países tropicais como África, Ásia e América Central e do Sul.

O seu forte cheiro característico é uma recordação que todas guardamos na memória, e a banana é, talvez, dos primeiros alimentos que os bebés conhecem, em nutritivas papas com sumo de laranja ou bolachas esmagadas.

A bananeira não é uma árvore, como se poderia pensar, mas um bolbo subterrâneo de onde brotam folhas que formam uma espécie de caule. Os frutos são produzidos apenas uma vez e vão sendo substituídos por outros, no que se chama a “muda”, uma vez que a bananeira não tem sementes. Existem cerca de 100 variedades desta fruta.

A sua origem remonta ao Sueste da Ásia e deve ter surgido aproximadamente à 2500 anos, na Índia, onde começou a ser cultivada. Na Madeira, S. Tomé e Príncipe e nas ilhas Canárias, a sua plantação e consumo atinge enorme importância.

Benefícios da banana

A banana é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais e fibras e em verde é rica em tanino, substância adstringente.

Se quer consumir de imediato as bananas, escolha-as bem maduras, amarelas, mas sem rachas ou pontos acastanhados. Se quiser esperar uns dias, escolha-as ainda verdes, mas com indícios de maturação. De forma a apressar a maturação, embrulhe o cacho em papel de jornal. Guarde-as sempre em local arejado e fresco, mas não no frigorífico, porque ai estragam-se mais depressa.

Bananas verdes

As bananas verdes são um bom acompanhamento para carnes. Basta cozê-las com sal, pimenta, caril ou ervas aromáticas.

Ajudam também a repor o potássio do organismo e são uma boa fonte de energia. No entanto, não são aconselhadas nos regimes de emagrecimento por serem muito calóricas. Em especial as bananas como as nanicas são de difícil digestão, pelo que deve evitar consumi-las à noite.

E mesmo a casca pode ser aproveitada. Como? Esfregando a parte interna nos pés, ajuda a remover as calosidades.

E agora é mesmo só usar a imaginação, porque como dizia a canção, “banana não tem caroço, meu bem”.

Sugestões de receitas com Banana:

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]