Bebidas isotónicas: Energia para beber

2936
Bebidas isotónicas
Bebidas isotónicas

Se umas dão asas para voar, todas repõem os sais minerais perdidos durante os exercícios. Falamos das bebidas isotónicas, que invadiram o mercado e que servem para os desportistas, ou para aqueles que se desejam sentir na pele deles.

Mas afinal para que servem? Quando se pratica qualquer tipo de esforço suplementar daquele que é o habitual do dia-a-dia o corpo gasta mais energia e produz mais calor que tem de ser eliminado. Para tal reage com a produção de suor, que serve para refrigerar o organismo através da perda de calor.

Esta perda não passa apenas pela água mas também pelos sais minerais, em linguagem técnica conhecidos como electrólitos, que se torna necessário repor imediatamente.

Para os atletas que dependem grandes quantidades de energia, a água apenas regula o normal funcionamento do corpo, composto em 70% do precioso líquido, mas não fornece os sais minerais perdidos.

É neste ponto que entram as bebidas isotónicas que contêm uma proporção de sais minerais semelhante à dos líquidos que o organismo libertou. Mas cuidado, estas contêm hidratos de carbono, pelo que se estes se situarem acima dos nove por cento, a absorção pelo sangue será retardada, o que vai obrigar o estômago e o intestino delgado a trabalharem mais do que o recomendável durante o exercício.

Receita caseira de uma bebida isotónica:

  • a dois litros de água
  • adicione o sumo de dois limões,
  • quatro colheres de açúcar,
  • meia colher de sal
  • meia de bicarbonato

Desta forma terá segurança naquilo que bebe, além de ser extremamente agradável.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]