Doces tradicionais do Algarve, reino do figo e da amêndoa

9168
Doces tradicionais do Algarve
Doces tradicionais do Algarve

Terras do Sul, repleta de referências e influências árabes, a região tão pertinho do mar e da serra, tem uma riqueza gastronómica variada mas onde os caracteristicos doces tradicionais do Algarve marcam presença de destaque.

A mesa, seja recheada de pratos de peixe, marisco ou de caça, só está completa quando inclui os doces de figo, de amêndoa, de laranja, de mel, etc, etc, só para referir alguns.

Do reino da amendoeira nasce o Doce Fino do Algarve

Não estivessemos nós na terra das amendoeiras, onde as mãos hábeis das doceiras moldam a massa de amêndoa e açucar (chamada maçapão, massapão ou marzipan) para criar miniaturas de frutos, animais e pequenos objetos coloridos, decorados com fios de ovos naquele que é o ex-libris do Algarve como tal chamado de Doce Fino.

Uma referência especial aos Queijos de Figo, aos doces de ovos e amêndoas, aos famosos D. Rodrigo e ao Morgadinho de Lagos.

Imprescindíveis na mesa de Natal, são o Folar de Olhão, os pastéis de gema de ovo, os pasteis de massa de amêndoa e de caramelo de Tavira e as Filhós de Canudo do Algarve.

Estas filhós distinguem-se do resto do pais por apresentarem uma forma enrolada. O próprio nome remete para os tempos em que eram enroladas com um canudo.

Descubra as receitas e delicie-se com estes maravilhosos doces tradicionais do Algarve:

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]