Tomate: o fruto fresco e suculento que faz bem à saúde

Um dos legumes mais utilizados na nossa cozinha é o tomate, vermelho de pele e polpa, suculento e bastante refrescante para os dias de calor.

2916

Um dos legumes mais utilizados na nossa cozinha é o tomate, vermelho de pele e polpa, suculento e bastante refrescante para os dias de calor. Cru, em saladas, aberto ao meio com sal, cozinhado de diversas formas, grelhado ou assado, o tomate adapta-se à imaginação mais fantasiosa de um qualquer cozinheiro ou gourmet.

O tomate

Largamente apreciado em todas as mesas, especialmente na área mediterrânea, apenas no século XVI foi trazido do México para a Europa, pelos exploradores espanhóis.

Os italianos não o dispensam nos seus molhos para massas, que levam dias a cozinhar em fogueiras e que dão um gosto especial a qualquer prato.

As formas do tomate são diversas, entre o redondo, alongado, com nervuras, em cacho ou como cerejas. O tomate redondo é o mais apreciado e tem várias utilizações. Reserve os mais doces para os recheios, em ovos cozidos, e para os gratinados, cortados em fatias grossas.

Na caçarola onde está a cozinhar carne, especialmente vitela, acrescente tomate pelado, no final da cozedura. Quando o cozinhar e se não o quiser reduzido a puré, não o deixe ao lume mais de 10 minutos.

O tomate alongado é polpudo e pouco sumarento, pelo que é mais aconselhável para confeccionar recheios e caldos. Grelhado a acompanhar gambas também grelhadas é o acompanhamento ideal. Por sua vez, o tomate cereja é perfeito para aperitivos ou em saladas acompanhado de azeitonas pretas, tomilhos, vinagre e um pouco de azeite.

Para uma sobremesa realmente diferente, experimente acompanhar melão cortado às bolinhas com tomates cereja e regados com vinho moscatel. E não esquecer o tradicional doce de tomate, confeccionado nos primeiros dias de Outono, quando este legume é mais abundante.

O gosto adocicado do tomate estimula as secreções digestivas e facilita a assimilação dos alimentos. A sua casca é rica em fibra, mas se os seus intestinos são fracos, mergulhe os tomates em água a ferver durante um minuto e retire-lhe depois a pele. O tomate é rico em vitaminas E, C, B1 e B6, e é rico em potássio, caroteno (pro-vitamina A, que favorece a reprodução das células) e cálcio.

Nesta época de Verão, desfrute toda a frescura de um tomate em fatias de pão torrado com queijo ou apenas com sal. E não esqueça o famoso gaspacho espanhol, onde o ingrediente essencial é o tomate.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]