Como preparar arroz

1933
Arroz
Arroz

Desde a selecção na compra até ao modo de cozinhar, o arroz vai deixar de ter segredos para si. Lave bem o arroz e passe os temperos.

Coloque água a ferver, durante cinco minutos. Desligue o fogão. Embrulhe a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha, deixando decorrer isto, por quinze minutos. E após esse tempo, poderá ver que o arroz está cozido e quente.

Se se esquecer de pôr o sal no arroz e este estiver cozido, o que pode fazer é colocar uma determinada quantidade de sal e água no devido arroz. Colocando de novo a panela no fogão e só quando estiver seco, poderá retirar.

Para ter a certeza que o arroz está seco, basta verificar se o arroz está solto, podendo inserir o dedo ou bater na panela da parte de fora. Se isso acontecer, significa que a água secou.

Pode preparar uma dose de arroz para vários dias, temperando com bastante óleo (mas não exagerado), alho e um pouco mais de sal, até saltar da panela. Depois, guarde o arroz no frigorífico, quando este estiver frio (senão o arroz pode estragar-se). E sempre que quiser retire a quantidade necessária e cozinhe normalmente.

Para o arroz ficar mais solto, deixe cozinhar por mais dois minutos. Mas antes disso, coloque uma colher de sapo, um pouco de vinagre.

Aquele arroz que foi feito para vários dias, pode fazer o seguinte: ponha um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogão numa temperatura baixa.

Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. E quando tirar o arroz da panela, raspe sem chegar ao o fundo aonde tem o queimado.

Se pôs muito óleo para refogar o arroz, deve colocar algumas folhas de alface por cima para retirar o excesso de óleo.

Para descolar os restos de arroz existentes no fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.

Para tirar o excesso de humidade do arroz guardado em lata, basta colocar uma fatia de pão seco. O pão deixará o arroz seco e soltinho.

Outro método de retirar o gosto de queimado é pôr uma cebola, cortada ao meio.

Se quiser dar um sabor muito especial ao arroz, coloque um pouco de cravo-da-índia no tempero.

Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada.

Assim ele não perde nem o sabor nem a consistência.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]