Benefícios do chá para a saúde e suas propriedades

2225
Benefícios do Chá para a saúde
Benefícios do Chá para a saúde

Beber chá com os seus níveis de antioxidantes elevados podem ajudar a proteger o organismo na luta contra o cancro, inibindo o crescimento celular descontrolado. Apesar das evidências serem inconclusivas, acredita-se que o consumo do chá pode proteger contra doenças cardíacas, contra vários tipos de cancro e acidentes vasculares cerebrais.

Propriedades do chá

Os antioxidantes podem ter propriedades curativas que inibem o desenvolvimento de doenças cardíacas e diminuem o risco de acidente vascular cerebral e ataques de coração.

O consumo de chá reduz os níveis de colesterol.

Combate ansiedade e stress negativo L-theanine, um ácido aminado original, representa mais de 50% dos aminoácidos livres em folhas de chá e menos de 2% do peso total da folha seca em ambos os chás preto e verde.

Estudos mostram que a L-teanina pode provocar relaxamento e tranquilidade, influenciando especialmente as substâncias químicas do cérebro. Pesquisadores japoneses descobriram que a L-teanina é derivada do ácido glutâmico, um neurotransmissor localizado no cérebro. Facilmente absorvido pelo cérebro, que influencia produtos químicos, como dopamina e serotonina, que afectam o humor.

Estudos mostram que os aminoácidos, sem causar sonolência, melhoram a concentração. O efeito da L-teanina em combinação com a cafeína pode contribuir para a sensação de aumento da energia.

Fortalece o sistema imunológico

Beber chá ajuda fortalecer o sistema imunológico. O chá contém uma substância aminoácida L-teanina, como observado acima, que também ajuda o sistema imunológico a combater e resistir naturalmente a infecções, bactérias e vírus.

Simplifica o controlo do peso

Algumas pesquisas preliminares mostram que beber chá verde pode ajudar a diminuir o peso corporal e acelerar a actividade da insulina.

Rejuvenesce as células da pele

Hoje em dia, o chá é também a bebida preferida das supermodelos. As propriedades anti-envelhecimento encontrados no chá ajudam a promover uma pele jovem e, simultaneamente, reduzem os sinais de envelhecimento. Estima-se também que os flavonóides do chá podem fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Hidratação

Beber chá contribui positivamente para a sua ingestão diária de fluídos. Constituído basicamente por água, o chá é uma excelente fonte de hidratação.

Para quem não gosta de água, os sabores variados das plantas ou frutas são uma mais-valia.

São muitos os motivos para beber chá, entre eles estão o facto de ser um poderoso antioxidante, luta contra as infecções, anti-cancerígeno, fortalece os dentes, relaxa e estimula.

Benefícios do chá para a saúde:

  • Ajuda a prevenir o cancro e doenças cardíacas;
  • Combate a ansiedade e stress negativo;
  • Rejuvenesce as células da pele;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a hidratação;
  • Ajuda a controlar o peso – Uma folha de chá contém uma grande variedade de substâncias, como carboidratos, aminoácidos, lípidos, minerais, vitaminas, antioxidantes e cafeína.

O chá contém uma grande quantidade de antioxidantes, chamadas polifenóis. Vários tipos de fenólicos conhecidos como catequinas, são comuns no chá verde e são os que mais reduzem os efeitos nocivos da oxidação. Chá ajuda na prevenção do cancro e das doenças cardíacas.

Além das propriedades antioxidantes valiosos e reforçar a ingestão de líquidos em geral, o chá contém muitas vitaminas, minerais e aminoácidos e que incluem o seguinte:

  • Vitaminas: C, K, B12, B6 e E.
  • Minerais: Vestígios de potássio, manganésio, magnésio, cálcio.
  • Aminoácidos: o chá é uma forte fonte de aminoácidos, incluindo L-theanine. Beber chá significa 70% da nossa ingestão de flúor diária.

Comparar chá preto, verde e vermelho

Preto, verde, chá vermelho e branco, são todos originários da mesma planta, a Camellia sinensis. No entanto, o produto final é diferente em estilo, sabor e teor de cafeína, devido às diferenças fases no processamento de secagem.

Enquanto o chá preto e verde contêm quantidades similares de flavonóides, a sua composição química é diferente.

O chá verde tem mais catequinas, um tipo de flavonóides simples, e o chá preto, devido ao processo de oxidação, tem flavonóides mais complexos chamados theaflavins e thearubigins.

O chá vermelho contém um perfil de flavonóides entre a do chá preto e verde. Apesar do efeito do processo de oxidação sobre os tipos de flavonóides em chás preto, verde e vermelho, a actividade antioxidante global e os níveis permanecem semelhantes.

O chá é a segunda bebida mais consumida no planeta, logo depois da água.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]