Água: Fonte de Vida

0
2057
Água fonte de vida
Água fonte de vida

A água é uma fonte de vida indispensável a todos os seres humanos. Se devemos beber uma quantidade de água considerável no Inverno, no Verão as exigências de consumo são bem maiores.

O ser humano necessita de água para sobreviver.

Não é por acaso que se diz que se estiver um bom tempo sem se comer, mas estando a consumir água, as probabilidades de sobrevivência são mais que certas, ainda que esse período tenha também, como é óbvio, um tempo limitado. O organismo perde muita água, e cabe ao indivíduo repor a quantidade de água necessária para que o corpo funcione correctamente.

Perdemos, em média, 2,5 litros de água por dia.

Daí que seja necessário preencher essa lacuna líquida do nosso organismo, através de alimentos e de água. Os alimentos fornecem apenas uma parcela da água que perdemos, cerca de 1,5 litro, enquanto que o outro litro, mais a quantidade que o corpo precisa para armazenamento, deve ser reposto pelo próprio líquido. Beber água é, por esse motivo, uma exigência a todos as pessoas, independentemente da sua idade ou sexo.

Contudo, não só para o restabelecimento do funcionamento do organismo a água é importante. A beleza e a sua pele beneficiam em larga escala com o consumo de água, principalmente na altura do Verão, em que a pele está ressequida e o organismo desidrata-se com muita facilidade. A maior parte do nosso corpo, na sua totalidade, é constituído por água, cerca de 70%. Aliás, à volta de 74% do nosso cérebro é constituído por água, assim como encontramos água em 86% do pulmão, 83% dos rins, 81% dos músculos, 75% do coração, 86% do fígado,75% da pele e 83% do sangue. Perante estes números, talvez consiga perceber a real importância do consumo de água nas nossas vidas!

Assim, é aconselhável começar a beber água logo pela manhã tomando um copo ou dois copos de água e, se possível, não esteja mais que uma hora sem dar água ao organismo. No final do dia, você deverá ingerir, e porque o calor aperta, nunca menos de dois litros de água para garantir a hidratação do seu corpo. Além dos benefícios para o organismo no geral, a água é ainda imprescindível para a circulação sanguínea, para manter o equilíbrio ácido básico, eliminar toxinas, combater a prisão de ventre, purificar órgãos, e activar todo o metabolismo celular.

Para ter a certeza que está a beber a água suficiente, caso não beba em garrafa, aconselhamo-la a contabilizar os copos de água. Se beber oito copos de água por dia fique certa que está a tomar a conduta correcta. Aliás, pode tomar os que quiser, pois a água não tem qualquer contra-indicação, mas nunca menos do que esse número. Quando sentir sede, este é já um sinal de desidratação. A água é tão importante que compete a ela o transporte de nutrientes e oxigénio para as células, oferecendo a regularização do equilíbrio do organismo e pele no seu todo.

No entanto, e sempre que ingerir água, é importante ter em conta o estado da mesma. Nem sempre a água que se consome é a mais saudável, por isso certifique-se que a consome límpida e totalmente pura. Fresca ou natural, os benefícios da água estão sempre presentes. O Verão é um dos principais motivos para começar a ‘exagerar’ nas doses de água que consome, até porque esta é a época das bebidas por excelência.

Assim, e em vez de beber um sumo, repleto de calorias, ou uma imperial, um eventual motivo para as suas gordurinhas acumuladas na zona da barriga, porque não beber uma garrafa de água bem fresca? Até porque, qualquer um deles, quando consumido em excesso, trás sempre problemas para a sua saúde ou linha dietética, e a água é uma das raras coisas que pode ser consumida com todos os exageros do mundo. Abuse dela!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]