Uma Alimentação com Iogurtes

0
1280

Uma alimentação saudável deve incluir uma grande variedade de alimentos, e nesse grupo inclui-se também o consumo de iogurtes. O cálcio é fundamental para os seus ossos!

Desde muito cedo que se deve beber quantidades razoáveis de leite e dos seus derivados. No primeiro ano de vida do ser humano esse consumo é indispensável, mas a adolescência é igualmente uma fase muito importante para a formação da estrutura óssea. É aqui, neste período, que é acumulado quase metade do cálcio corporal total de todo o ser humano.

A ingestão de nutrientes, nomeadamente cálcio, proteínas, fósforo, vitaminas B, magnésio, ferro, são essenciais para garantir um crescimento saudável. Por isso, a adolescência deve ser devidamente regulada ao nível da alimentação, já que é a partir daqui que quase toda a constituição óssea está completa. Mas, e para que tal aconteça, é necessária uma educação alimentar, não só dos jovens, como também dos adultos.

Todos sabemos que muitas pessoas não apreciam leite, e os jovens, especialmente, não são os seus maiores fãs. Tendo em conta que o leite oferece muito cálcio ao organismo, e que essa realidade não é verificável, é fundamental substituir os benefícios do leite pelos seus derivados. Assim, o iogurte é o principal substituto do leite, cuja acção é preponderante para tapar a lacuna que a falta de consumo de leite provoca. Todavia, o consumo de iogurtes de alguém que não consome leite deverá ser superior do que o de uma pessoa que bebe algum leite.

O consumo de iogurtes deve ser diário. De notar, com a ampla variedade de iogurtes no mercado, naturais, com pedaços, de diversos sabores, que se torna muito mais fácil agradar a população. Crianças, jovens, adultos e idosos, com problemas de saúde ou não, todos eles devem consumir leite por forma a garantir os níveis mínimos de cálcio exigidos, garantindo um fortalecimento dos seus ossos.

O consumo do iogurte tem também vantagens: os efeitos do cálcio e fósforo, bem como as qualidades das proteínas é muito positiva, a passagem no intestino delgado é mais regular, prevenindo a obstipação, e o prazer que um iogurte pode proporcionar em comparação a um simples copo de leite pode ser muito maior. Todas as pessoas, independentemente da profissão ou idade que tenham, sejam desportistas ou não, a verdade é que quase todos apreciam um iogurte, bem fresco, em especial no Verão.

Os desportistas, por exemplo, têm grandes necessidades de estarem nutridos para aguentarem o esforço de que vão ser alvo. O rendimento do desportista precisa ser assegurado, mas para tal é necessário garantir a constituição óssea, evitar infecções virais e bacterianas do tracto respiratório superior, anemia, entre outros problemas que podem vir a surgir, caso a pessoa não consuma os nutrientes e cálcio necessário. O iogurte é o seu melhor aliado!

Uma alimentação saudável e equilibrada implica sempre a presença obrigatória de iogurtes. Mais do que uma prevenção para a sua constituição óssea, o iogurte é um verdadeiro momento de relaxe e de prazer!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]