Rotulagem dos produtos alimentares

    2688
    Amor do passado
    Amor do passado

    A rotulagem dos produtos alimentares constitui um dos principais meios de comunicação entre a indústria agro-alimentar e o consumidor. Neste sentido, tanto a indústria, consciente do sua influência na sociedade, pretende informar claramente o consumidor sobre as vantagens do consumo dos seus alimentos, como o consumidor pretende saber mais sobre os alimentos que está a consumir.

    Na actualidade, são crescentes as preocupações do consumidor na busca de informações sobre a composição nutricional dos alimentos, qual o seu significado e que relação têm com a saúde. Sabe-se que a atitude do consumidor face à rotulagem dos alimentos é positiva, já que a maioria dos consumidores lê frequentemente o rótulo, o que demonstra a importância que este atribui à compreensão e conhecimento dos alimentos que está a consumir.

    Apesar do interesse pela leitura do rótulo dos produtos alimentares, muitos consumidores revelam incompreensão dos termos e conceitos relativamente à precisão da informação presente no rótulo, essencialmente no que concerne à parte da informação nutricional.

    O desenvolvimento de um esquema de rotulagem nutricional é claramente benéfico para ajudar o consumidor a escolher os produtos alimentares mais saudáveis e com uma composição nutricional mais adequada e equilibrada.

    Em Portugal, verificamos no mercado diversos esquemas de rotulagem nutricional, sendo esta uma boa prática por parte da indústria, uma vez que fornece ao consumidor uma informação transparente dos seus produtos. Encontramos desde modo rotulagem mais simples, em que apenas é fornecida uma tabela simplificada com a composição dos principais nutrientes do alimento; informação nutricional baseada em Valores Diários de Referência, que são valores calculados para a maioria dos adultos saudáveis; e ainda a informação nutricional através de esquema de cores no qual o consumidor poder-se-á guiar pelas cores verde, com teor baixo, cor amarela, teor médio e cor vermelha, teor elevado dos nutrientes em questão.

    Apesar de não ser obrigatória a presença da informação nutricional no rótulo, o aumento da preocupação pela disponibilização desta informação é benéfico, no entanto, seria importante estabelecer um sistema único de rotulagem nutricional para que o consumidor pudesse escolher de forma clara, simples, rápida e eficaz os alimentos, podendo aliar, desta forma, essa escolha aos benefícios/malefícios do seu consumo para a saúde.

    Para além disso, é também importante valorizar e estimular a realização de campanhas de educação junto da população de forma a esclarecer dúvidas e a ensinar a interpretar e utilizar a rotulagem de um alimento como forma de garantir escolhas mais assertivas dos produtos alimentares, indo de encontro à expectativa de que o alimento que vai consumir é potencialmente saudável e equilibrado.

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 0 Média: 0]