O Equilíbrio está na Alimentação

0
1283

Uma fraca e negativa alimentação em nutrientes, é o ponto de partida para que venha a sofrer de problemas cardiovasculares, entre outros…

Acontece que, mesmo que venha com a desculpa que não ter tempo ou disponibilidade para fazer uma alimentação saudável, há sempre coisas que podem ser facilmente evitáveis…

Fique portanto a saber, e retenha esta informação de uma vez por todas, que os ácidos gordos mono-insaturados encontram-se localizados no azeite, no óleo de amendoim, em alguns peixes e em frutos gordos. A função deste ácidos é baixar os níveis de colesterol, enquanto que os ácidos gordos poli-insaturados têm mais uma acção preventiva no aparecimento e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, acabando também por baixar os níveis de colesterol. É comum encontrar estes últimos ácidos em óleos vegetais, como no girassol, milho ou soja, ou mesmo em alguns peixes ou frutos gordos.

Os chamados ácidos gordos saturados, já se encontram em outro tipo de alimentos. Em produtos de origem animal, como carnes, gema de ovo, manteiga, natas, entre outros, detecta-se logo na sua essência estes ácidos. Esta gama de ácidos é responsável pelos elevados níveis de gordura, que posteriormente produzem o aparecimento do colesterol no sangue motivando o desenvolver de problemas cardiovasculares.

Já aqui muito se falou de colesterol, e ainda nem lhe explicamos concretamente o que é. O colesterol é uma gordura produzida pelo nosso organismo, e que é imprescindível para a produção de hormonas. Em carnes gordas, gemas de ovo, vísceras, nata ou manteiga, está o colesterol originando um grave risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.

Assim, para moderar a saúde da sua alimentação de maneira a que fique equilibrada, faça várias refeições ao dia, vá às compras só depois das refeições para não ficar tentada, não olhe para o local onde estão expostas as guloseimas e evite ter em casa muitos doces ou bolos, para que num ataque de fúria não devore logo tudo pela frente.

Se por acaso costuma dar festas na sua casa, é habitual que sobre comida e por esse motivo, distribua o mais que conseguir de comida depois da festa pelos convidados, para evitar gordurinhas indesejadas no seu corpo. Ainda que o desejo seja forte, quando for almoçar ou jantar fora, tente não comer sobremesa ou doces mas sim, uma peça de fruta.

Evite ao máximo o açúcar e tente reduzir cerca de um terço dessa quantidade e, quando tiver forças para comer fruta em vez de doces, prefira a fruta fresca em vez da fruta enlatada ou cristalizada, pois estas contêm ainda mais doce e açúcar. Ainda assim, se comer fruta cristalizada, retire o excesso de açúcar e para substituir as gelatinas de aromas frescos do Verão, recorra às gelatinas naturais de fruta, com fruta fresca em puré ou sumo.

O essencial de tudo é que tente sempre escolher os produtos da gama e variedade magra, quer seja de leite, iogurte, queijo, ou de outra qualquer variante ou especialidade. Saiba controlar os excessos de doces e de açúcar, bem como os de ácidos gordos saturados que facilmente digere, sem tão pouco se aperceber dos seus actos.

Agora, sempre que for comer qualquer coisa verifique aquilo que come, e a quantidade de gorduras que está a digerir. De certeza que o nosso artigo a vai auxiliar, nesta altura em que o calor começa a apertar e em que o corpo pede por sol. Ao menos tente, e verá como o seu esforço a vai ajudar nesta sua caminhada pela estabilidade da saúde…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]