Conheça as vantagens de usar ervas aromáticas

    3471
    A vantagem de consumir ervas aromáticas
    A vantagem de consumir ervas aromáticas

    Pode dizer-se que as ervas aromáticas são a alma dos cozinhados e a coroa de louros de muitos cozinheiros. Conheça as vantagens da sua utilização na cozinha.

    Usadas com sensatez podem transformar uma refeição de rotina numa experiência sensual de sabores picantes, condimentados e frescos, e de texturas estaladiças.

    Sempre que possível estas devem ser utilizadas frescas, sendo, talvez, o orégão a única excepção, uma vez que o seu aroma parece acentuar-se depois de secos.

    Vantagens de usar ervas aromáticas

    As ervas aromáticas dão um sabor característico aos alimentos, e algumas combinações parecem ter nascido quase que, obrigatoriamente, para serem utilizadas.

    É o caso, por exemplo, do manjericão com tomate, do estragão com frango, do tomilho e do alecrim com borrego e dos orégãos com queijo e ovos.

    Claro que, o excitante na cozinha é o facto de haver espaço para se experimentarem outras combinações e de se criarem novas e bem sucedidas misturas de sabores.

    Para além de realçar o sabor dos cozinhados, a utilização de ervas aromáticas permite reduzir, de forma significativa, a adição de sal aos alimentos, beneficiando, claro está, a saúde dos consumidores.

    Em Portugal, a média diária de consumo de sal ronda os 11g; refira-se que a Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo inferior a 5g/dia…

    Ou seja, em média, cada português consome mais do dobro do teor de sal recomendado… Não admira, por isso, que muitos portugueses sejam hipertensos!

    De referir que a hipertensão arterial é um dos principais factores de risco para Doença Cardiovascular, a principal causa de morte em Portugal.

    Nutricionista Alexandra Bento

    Classificação
    A sua opinião
    [Total: 0 Média: 0]