Ansiedade – 10 sinais que merecem a sua atenção

1191
Ansiedade - 10 sinais que merecem a sua atenção
Ansiedade - 10 sinais que merecem a sua atenção

Considerada o mal do século, a ansiedade cada vez mais toma conta da vida das pessoas e muitas já não conseguem realizar certas tarefas, como se concentrar, dormir bem e até se relacionar com os que o cercam, a resultar no comprometimento da sua saúde mental e até mesmo física.

De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) a ansiedade inclui transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.

Os sinais da ansiedade

Todos passamos por momentos de ansiedade. Se forem muito frequentes ou muito intensos, podem indicar a necessidade de auxílio de profissionais especializados, portanto, fique atenta!

Conheça os 10 principais sinais que podem estar relacionados com a ansiedade e que merecem atenção especial:

  1. Enxergar perigo em tudo;
  2. Comer demais ou de menos;
  3. Alterações de sono;
  4. Medo de falar em público;
  5. Se preocupar em excesso;
  6. Apresentar inquietações;
  7. Sentir falta de ar, dor de cabeça ou outros sintomas que surgem “do nada”, ou seja, sem motivo aparente;
  8. Crises de pânico;
  9. Falta de concentração;
  10. Se irritar com facilidade.

Sentes alguns desses sintomas??? Então está na hora de tomar uma atitude antes que a situação fique fora do controle. Veja algumas alternativas para controlar a ansiedade:

Como controlar a ansiedade

Procure um especialista

Ansiedade - procure um especialista

É um processo que pode ajudar muito os indivíduos que sofrem desse mal; Juntos vão trabalhar para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que o impedem de se sentir melhor.

Pratique atividade física

Ansiedade – pratique atividade física

Reserve um tempo para uma caminhada, corrida ou qualquer atividade que te proporcione prazer, pois a prática de exercícios libera endorfina, essa enzima é responsável por proporcionar bem-estar e diminuir a ansiedade e o estresse.

Pratique meditação ou respiração consciente

Ansiedade - pratique meditação
Ansiedade – pratique meditação

Cinco minutos diários para observar a respiração já são eficientes para o começo. Inspire pelo nariz, segure por 5 segundos e solte pela boca. E se puder, medite, atualmente temos várias práticas que ajudam o físico e o mental também.

Mantenha uma alimentação saudável

Ansiedade - mantenha uma alimentação equilibrada
Ansiedade – mantenha uma alimentação equilibrada

Opte por alimentos ricos em vitaminas que estimulam o humor, como: banana, frutas cítricas, chocolate, carnes e peixes, espinafre, entre outros, mas lembre-se alimentação controlada, ou seja, não exagere e também não fique sem comer.

Ouça música

Ansiedade - ouça música
Ansiedade – ouça música

A música tem o poder de relaxar, extravasar, expressar, dançar, celebrar, interiorizar e até mesmo descansar… então use e abuse.

Tire um tempo para fazer o que gosta

Ler, escrever, jogar, enfim, reserve um bocadinho de tempo para realizar tarefas que te tragam prazer e que façam esquecer dos problemas, nem que for por um momento.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]