O que provoca a menopausa

2517
Menopausa
Menopausa

A menopausa é o sinal da natureza de que a função reprodutora está terminando. Com isso o organismo produzirá menos estrogênio e progesterona, que são os dois principais hormônios que controlam o aparelho reprodutor feminino.

Para entender porque os níveis de estrogênio diminuem na menopausa temos de voltar um pouco no tempo. Quando uma menina atinge a puberdade, por volta dos 12 a 14 anos, ela possui nos ovários todos os óvulos de que necessitará durante toda sua vida reprodutiva. Durante a fase reprodutora de uma mulher (da puberdade à menopausa), habitualmente em cada mês é liberado um óvulo para uma possível fecundação (gravidez).

Essa libertação do óvulo ocorre juntamente com a produção cíclica de hormônios pelo ovário. Nas duas primeiras semanas o ciclo, logo após a menstruação, os ovários produzem estrogênio e, quando os estrogênios atingem a máxima produção, ocorre a ovulação.

Durante as duas semanas seguintes, ocorre a produção de progesterona. Quando esta produção acaba, ocorre novamente a menstruação. Estes hormônios produzem não só modificações no corpo de uma adolescente, como também são responsáveis pela ocorrência mensal das menstruações. Com o passar do tempo, a mulher possui cada vez menos óvulos e seus ovários vão tendo cada vez menos actividade. Normalmente em torno dos 45 aos 55 anos, ela deixa de ovular e seus ovários deixam de produzir hormônios.

Isso significa que não só a gravidez deixa de ser possível, como também não terá mais menstruações e nem os hormônios que desempenham importante papel no seu organismo para a reprodução e para a sua saúde em geral.

OS PRIMEIROS SINTOMAS DA MENOPAUSA

Apesar da mulher talvez estar ansiosa para nunca mais menstruar, o seu corpo poderá sentir falta do estrogênio que os ovários costumavam produzir.

A maneira como seu organismo revela a falta de estrogênio é através dos seguintes sintomas:

  • Ondas de calor (fogachos) são sentidas por 75% a 80% das mulheres que estão na menopausa;
  • Aproximadamente 255 das mulheres sofrem com os fogachos durante 5 anos ou mais;
  • Suores nocturnos, ondas de calor que ocorrem à noite. Frequentemente levam a perda de sono e a sensação de cansaço durante o dia.
  • Insónia;
  • Menor desejo sexual;
  • Irritabilidade;
  • Ressecamento vaginal, 30% das mulheres sentem a vagina seca, bem como perda de elasticidade do tecido vaginal após a menopausa. Isto pode levar a um aumento do risco de infecções.
  • Dor durante o ato sexual;
  • Vontade frequente de urinar, acompanhada de dor e ardor;
  • Mesmo antes da menstruação cessar completamente, 80% das mulheres começam a apresentar sintomas de falta de estrogênio.
Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]